Translation Support

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Brasil e Japão: acordo facilita vistos para negócios

A partir de janeiro de 2012, vistos para negócios que tinham duração de 90 dias vão passar a valer três anos. Trocas comerciais bilaterais deverão ser impulsionadas com esta medida.

Em 2011, nos encontros entre os ministros das relações exteriores, na época, Takeaki Matsumoto e Antonio Patriota, a ideia de um acordo começou a se concretizar. Brasil e Japão concordaram em simplificar o procedimento de pedido de visto de negócios e estender o período de validade. Isso já acontecia com alguns países. O acordo foi oficialmente assinado no dia 28 de novembro, em Brasília, pelo diretor do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), embaixador Eduardo Ricardo Gradilone Neto - que já serviu na Embaixada do Brasil em Tóquio como conselheiro e ministro-conselheiro -, e pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa.

O Brasil mantém com Austrália, Canadá e Índia, visto de negócios, acordos para concessão de visto de negócios de até cinco anos. Com a China e o México, e agora com o Japão, os vistos de negócios são de até três anos.

Os vistos para negócios que tinham duração de 90 dias vão passar a valer três anos. Com entrada em vigor em janeiro de 2012, a medida deverá facilitar a vida dos executivos japoneses que não precisarão mais ir reiteradas vezes ao consulado para validar o visto. Também irá aliviar os consulados brasileiros no Japão.

Com o crescente interesse de investidores pelo Brasil, o número de vistos para negócios vem aumentando. Os negócios podem se acelerar com este acordo do visto. (com informações da IPC).

Fonte: Câmara Japonesa do Brasil