Translation Support

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

BC do Japão mantém política de juro zero e corta previsões para 2012

TÓQUIO - O Banco do Japão (BOJ) reduziu sua previsão de crescimento para o ano que se inicia em abril, ao mesmo tempo em que manteve sua política de taxa de juro zero, de olho na crise da Europa que reduz a demanda global e mantém o iene fortalecido.

O presidente do BC, Masaaki Shirakawa, e sua equipe reduziram a estimativa referente ao ano fiscal de 2012 de 2,2% para 2%, mas manteve a projeção de alta de 0,1% dos preços ao consumidor.

As revisões refletem a preocupação crescente do BOJ de que a crise de dívida da Europa vai desaquecer as exportações e manter o iene perto das máximas históricas, abatendo os lucros corporativos.

O banco central também manteve seu fundo de compra de ativos em 20 trilhões de ienes (US$ 260 bilhões) e seu programa de empréstimos em 35 trilhões de ienes. A taxa básica de juro ficou na faixa de zero a 0,1%.

A decisão foi unânime e ficou em linha com as previsões de 14 economistas ouvidos pela Bloomberg.

"A economia do Japão tem ficado mais ou menos estável, principalmente por conta dos efeitos de um desaquecimento nas economias estrangeiras e da apreciação do iene", destacou o BC do Japão.

O Produto Interno Bruto (PIB) deve se expandir 1,6% no ano que começa em abril de 2013, quando os preços ao consumidor devem subir 0,5%, segundo o banco central. No ano que termina em março próximo, a economia vai se contrair 0,4% e os preços devem marcar queda de 0,1%, nos dois casos abaixo do previsto inicialmente.

O Banco do Japão prometeu manter a taxa básica de juros até que veja sinais sustentáveis de inflação.

(Bloomberg News)