Translation Support

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Veja como foi: Bonenkai 2011

Na foto: Rui Hara (Diretor Presidente da COMEC), Kenji Wojitani (Kenji Química), Yoshiaki Oshiro (Presidente da CCIBJ do Paraná), Noboru Yamaguchi (Cônsul Geral do Japão), Kimiko e Atsushi Yoshii (A.Yoshii Engenharia), Jorge Ishii (Presidente Associação Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba), e Kiyoshi Ishitani (Cônsul Geral das Filipinas).

A edição 2011 do tradicional jantar de fim de ano da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná realizado no última quinta-feira (08) contou com a presença de cerca de 100 convidados, incluindo autoridades, lideranças, membros do terceiro setor, empresários, e comerciantes de Curitiba e região metropolitana.

Em seu discurso de abertura, o presidente da entidade, Yoshiaki Oshiro, apresentou um pequeno relatório sobre as atividades realizadas este ano pela câmara, incluindo visitas a empresasassociadas, realização de eventos conjuntos com o governo japonês e federações locais, atendimento a mais de 30 comitivas de empresas do Japão, mediação de assuntos envolvendo capital privado japonês e governo do estado, além da vinda permanente de duas empresas japonesas ao município de Fazenda Rio Grande: Sumitomo Rubber (fabricante de pneus) e Hamaya Corporation (reciclagem de lixo eletrônico).

Representando o prefeito Chico Santos, o secretário da indústria e comércio de Fazenda Rio Grande, Eloy Kuhn, elogiou os trabalhos desenvolvidos pela câmara no que diz respeito ao fomento de novos investimentos para o Paraná. "É muito importante registrar aqui o importantíssimo papel da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná no incessante trabalho de internacionalização de Curitiba e região metropolitana junto ao Japão. Nosso município é testemunha desta bela atuação que, tenho certeza, ainda trará novos investimentos japoneses a nossa região".

Para Rui Hara, diretor presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o ano de 2011 registrou uma câmara forte e atuante, trabalhando em prol não só da colônia nipo-brasileira de Curitiba, mas de todos os paranaenses. "Ao trazer novos investimentos para o estado, a câmara retoma seu curso natural, de desenvolvimento e progresso, auxiliando na geração de emprego e renda a milhares de paranaenses".

O evento serviu também para oficializar a abertura da empresa japonesa de reciclagem de lixo eletrônico Hamaya Corporation (agora Hamaya do Brasil). Em seu discurso de agradecimento, Roberto Itai, diretor geral, disse estar otimista com relação a esta nova empreitada no país. "Segundo recente pesquisa da ONU, o Brasil é o maior produto de lixo eletrônico da América Latina. Apesar disso, sabemos das inúmeras dificuldades do setor. Nosso pioneirismo num segmento relativamente novo e cheio de desafios (reciclagem de e-waste) apenas nos enche de motivação e otimismo. Estamos seguros de que o Paraná está pronto para a Hamaya do Brasil, e nós, prontos para o Paraná" finalizou.

Apesar do viés corporativo, o jantar de confraternização de fim de ano da câmara promove ainda um grande sorteio de brindes, gentilmente doados pelas empresas associadas. Esta ação, concebida pelo fundador da entidade, Antônio Ueno, falecido este ano, faz com que praticamente todos os convidados saiam com alguma lembrança ou presente do Bonenkai.

De acordo com Mário Azuma, vice-presidente da entidade, a edição deste ano contou com cerca de 200 brindes, de empresas como CCM do Brasil, A. Yoshii Engenharia, Cia. Iguaçu de Café Solúvel, CM Engenharia, Denso do Brasil, Furukawa, Sysmex Latin America, Kurashiki, Hamaya do Brasil, Harima, Hotel Nikkei, Kenji Química, Satech, Complast Sucimark, Toho Cosméticos, Viaplan Engenharia, Usinagre, Yok Equipamentos, e Yozo Colchões.

Os quatro grandes prêmios da noite foram 2 diárias de fim de semana em São Paulo, cortesia do Nikkei Palace Hotel, uma lavadora de alta pressão Jetmac, cortesia da CCM do Brasil, e um colchão de casal no valor de R$4.000,00, cortesia da Yozo Colchões.

Com muita alegria e descontração, reencontrando bons amigos e intensificando nossa rede de contatos, a CCIBJ do Paraná agradece a todos que participaram do jantar deste ano, sobretudo as empresas que gentilmente nos doaram centenas de brinde. A intenção é que todos saiam ganhando e felizes, premiando o suor e trabalho de mais um ano que chega ao fim.

Ano que vem tem mais!