Translation Support

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Confiança empresarial recua no Japão em dezembro

TÓQUIO – O Banco Central do Japão informou nesta quinta-feira que o índice de confiança Tankan referente ao quarto trimestre recuou em relação ao trimestre anterior. No terceiro trimestre, o índice havia ficado em 2, tendo recuado para –4 nos três meses seguintes. A deterioração do sentimento empresarial veio acima da expectativa de analistas ouvidos pela agência Dow.Jones, que projetavam uma piora do índice para –2 no período.

O número representa o percentual de empresas que avaliam que as condições de negócios estão favoráveis subtraído das que consideram o cenário ruim – o resultado negativo, portanto, significa que o número de avaliações pessimistas supera o de análises otimistas.

No Japão, o setor exportador é um dínamo do desempenho econômico e as empresas locais têm sentido os efeitos da valorização do iene e da precária situação econômica global, especialmente na Europa, um grande mercado consumidor de seus produtos. A pesquisa Tankan é um dos fatores levados em conta na definição da política monetária japonesa.

(Luís Eduardo Leal | Valor, com AP e Dow Jones)