Translation Support

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

No Japão, já se fala em carro elétrico que fornece energia para casas

TÓQUIO - Enquanto no Brasil as discussões para instalar a infraestrutura necessária para recarregar os futuros carros elétricos ainda engatinham, no Japão já se fala na possibilidade de o próprio veículo servir para o abastecimento de energia da casa quando estacionado na garagem ou "ligado" na tomada de qualquer cômodo.

Nissan e Mitsubishi mostraram hoje, no primeiro dia de apresentação do salão do automóvel de Tóquio à imprensa, um conceito de residência no qual o automóvel está inserido para participar de uma sinergia de energias alternativas.

Na Nissan, o conceito é chamado de "Smart House". Permite a opção de fornecimento de energia para a moradia a partir das baterias do automóvel. A Mitsubishi apelidou seu projeto de "Miev House", numa alusão ao seu modelo de carro elétrico. Os dois sugerem, ainda, a inclusão de placas de energia solar na casa como auxiliar no processo de integração do carro com o lar.

A feira estará aberta ao público de sábado até o dia 11. Trata-se da primeira exposição do setor depois do terremoto e tsunami, em 11 de março, que devastaram parte das fábricas de autopeças.

A maior preocupação dos executivos do setor não vem, no entanto, dos desastres naturais, que incluem as enchentes da Tailândia, onde está boa parte dos fabricantes de peças. A valorização da moeda japonesa é hoje o motivo maior das queixas de uma indústria altamente dependente das exportações.

(Marli Olmos/ Valor*)