Translation Support

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Japão aprova fusão da Nippon Steel e Sumitomo Metals

SÃO PAULO - A fusão das duas siderúrgicas japonesas Nippon Steel e Sumitomo Metals, anunciada no início deste ano, recebeu hoje a aprovação do Japan Fair Trade Comission (FTC), órgão regulador do Japão.

A união das duas companhias vai criar uma gigante mundial, com capacidade instalada de produção superior a 50 milhões de toneladas de aço bruto por ano, ficando atrás apenas da líder indo-europeia ArcelorMittal. Em 2010, a Nippon produziu 35 milhões de toneladas e a Sumitomo, 13 milhões de toneladas.

As duas empresas fizeram acordo de fusão em fevereiro e a expectativa é que todas as etapas do negócio estejam concluídas no primeiro dia de outubro de 2012. O plano de união foi submetido ao FTC no fim de maio.

A estratégia da união de forças das duas companhias visa ganhar competitividade e escala globais para enfretarem, principalmente, o avanço das siderúrgicas chinesas. A meta é se tornar "a melhor fabricante de aço mundial, com liderança em competências".

Com a aprovação do FTC, as companhias vão acelerar o plano de integração de seus ativos. A previsão é executar o acordo de fusão em abril e, aprovado pelo comando das duas companhias, realizar a reunião de acionistas em junho, para chegar no início de outubro com tudo consolidado.

Agora, Nippon e Sumitomo vão também buscar a aprovação do negócio por parte de autoridades regulatórias fora do Japão, informaram em comunicado.

Após a fusão, o "trade name" da companhia resultante da fusão será Shinnittetsu Sumikin Kabushiki Kaisha, em japonês. No mundo ocidental, será denominada Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, com sede em Chiyoda-ku, em Tóquio.

No Brasil, a Nippon Steel lidera um consórcio de parceiros japoneses que é maior acionista do bloco controlador da Usiminas, com quase 30% do capital votante da siderúrgica mineira. E a Sumitomo é sócia da Usiminas em uma empresa de minério de ferro, também com 30% de participação.

(Ivo Ribeiro | Valor)