Translation Support

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Radiação é encontrada em leite em pó para bebês no Japão

SÃO PAULO – Traços de radiação provenientes da usina nuclear de Fukushima, danificada pelo terremoto e pelo tsunami ocorridos em março no Japão, foram encontrados em latas de leite em pó para bebês da fabricante Meiji.

A empresa, a maior de seu setor no país, retirou as latas do mercado, que tinham data de validade de outubro de 2012, mas destacou que os níveis de césio radioativo detectados ficaram muito abaixo do que o governo considera perigoso. O anúncio faz crescer a lista de alimentos contaminados pelo acidente nuclear, mas foi a primeira vez em que a radiação foi encontrada nesse tipo de produto.

A Meiji disse que césio radioativo 137 e 139, de até 30,8 becquerels por quilograma, foi detectado no leite. O nível mínimo de radiação considerado nocivo pelo governo para esses produtos é de 200 becquerels.

Não ficou claro o número exato de recipientes contaminados, mas a companhia disse que 400 mil latas de 850 gramas atualmente à venda estão nos lotes afetados. A companhia não está fazendo um recall, mas disse que os clientes podem substituir gratuitamente quaisquer latas dos lotes atingidos. Em entrevista por telefone, Kazuhiko Tsurumi, responsável pela segurança alimentar no Ministério da Saúde, disse que “não há problema” quanto ao produto.

(Marcílio Souza | Valor, com agências internacionais)