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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Câmara na criação de Agência de Internacionalização do Paraná

Com a presença de representantes de mais de 50 entidades – entre federações, associações, empresas, consulados, universidade, câmaras de comércio e outros setores ligados ao comércio exterior – foi fundada quinta-feira a Agência de Internacionalização do Paraná. O órgão vai trabalhar para ampliar a participação do Estado no mercado internacional.

“A agência vai promover a sinergia e a articulação entre todos aqueles que atuam nos setores de relações internacionais e comércio exterior. Tenho certeza de que o órgão vai prestar grandes serviços à economia paranaense”, disse o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que coordenou o processo de criação do órgão.

O secretário explicou que a agência é formada por sócios mantenedores e participantes e que, em breve, será convocada a primeira reunião do Conselho de Administração, quando será indicada a diretoria executiva.

“Cada sócio definirá de que forma pode contribuir com a entidade. Essa contribuição pode ser financeira, por meio da cessão de funcionários ou de espaço físico. Importante é que sentimos em todo esse processo da criação da agência a união do setor para o desenvolvimento das relações internacionais do Paraná”, reiterou.

Os representantes das entidades sugeriram linhas de atuação para a agência e foram unânimes em elogiar a iniciativa do governo de criar o órgão e a velocidade com que a iniciativa saiu do papel. As primeiras reuniões foram feitas em janeiro deste ano.

Roberto Coliva, da Câmara de Comércio Paraná Itália, afirmou que a velocidade na criação do órgão reflete o interesse dos setores público e privado no crescimento das relações internacionais do Paraná. “Teremos um importante canal de divulgação e para estabelecer rede de contatos no exterior”, disse.

Odone Martins, da Associação Comercial do Paraná, classificou o momento como histórico para o Paraná ao afirmar que a agência interrompe um período de ausência de políticas públicas voltadas ao mercado internacional. “Estamos agregando forças distintas para fortalecer o comércio exterior do Estado”, destacou.

O representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, previu que a agência vai possibilitar a abertura de diversos mercados para o Paraná, ao criar um processo de intercâmbio de informações. “Essa cooperação vai otimizar os trabalhos e diminuir gastos”, afirmou.

A importância da Agência para facilitar o acesso das micro, pequenas e médias empresas aos mercados estrangeiros foi destacada pelo coordenador de negócios internacionais da FAE Centro Universitário, Joaquim Brasileiro. “É um momento oportuno para o Paraná e para o Brasil. Temos que trabalhar na inclusão delas nesse setor”, disse.

O auxílio em relação à legislação também deve ser um dos focos da Agência de Internacionalização do Paraná. O empresário Zulfiro Bosio, que há 40 anos trabalha com comércio exterior, disse que essa orientação pode acelerar processos e evitar perdas.
O representante da Câmara Portuguesa no Paraná, José Brandão Coelho, colocou à disposição a estrutura e a rede de contatos da Câmara para auxiliar no início dos trabalhos da agência. “Temos uma extensa lista de contatos em Portugal”, afirmou.

A criação da Agência faz parte do programa Paraná Competitivo, que tem o objetivo de tornar o Estado mais atraente para investimentos nacionais e internacionais. O programa possui ainda vertentes nas áreas fiscal, de infraestrutura, qualificação de mão de obra e desburocratização.

Fonte: Seim