Translation Support

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Premiê nomearia Haruhiko Kuroda para presidir Banco do Japão


SÃO PAULO - O premiê japonês, Shinzo Abe, deverá nomear o presidente do Banco de Desenvolvimento Asiático, Haruhiko Kuroda, para chefiar o Banco Central do Japão (BoJ). A informação foi divulgada pela agência de notícias Kyodo News, que diz tê-la obtido com fontes do governo.

Espera-se que a nomeação do futuro presidente do BoJ ocorra no meio desta semana. Tanto a indicação do presidente quanto a dos dois vice-presidentes da autoridade monetária devem ser aprovadas pelas duas casas do Parlamento japonês.

A Kyodo News informa que Kuroda, de 68 anos, tem larga experiência e contatos em assuntos internacionais e apoia a estratégia do governo de baixar agressivamente o custo do dinheiro para combater a deflação crônica do país. A nomeação de Kuroda para o  BoJ é vista como uma tentativa de acelerar esse processo.

Toda a movimentação se deve à saída do atual presidente do BoJ, Masaaki Shirakawa, e seus dois vices, antes do final do mandato que terminaria em 8 de abril. Entre os nomes citados para substituir os vice-presidentes estão os de Masayoshi Amamiya, chefe da unidade do BoJ em Osaka; do diretor-executivo do BoJ Hiroshi Nakaso, e do professor universitário Kikuo Iwata.

Fonte: Valor