Translation Support

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Comitiva do Paraná é recebida em Nagano

O prefeito de Ueda, Motai Souichi, recebe a comitiva do Paraná

Promovido pelo Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão (METI) e Centro de Eficiência Energética do Japão (ECCJ), além de contar com a coordenação da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, o 2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building realizado entre os dias 27/01 e 04/02 em Tóquio, introduziu ao estado do Paraná as mais recentes tecnologias, produtos e soluções desenvolvidas pelo Japão nas áreas de Smart Energy e Smart Community.

Além dos compromissos oficiais do referido evento, a comitiva do Paraná (composta por representantes do poder público e setor privado) também participou de reuniões no município de Ueda, localizado em Nagano, província que sediou as olimpíadas de inverno de 1998.

Na manhã do sábado, 02, os membros da comitiva foram recebidos pelo secretariado e prefeito de Ueda, Motai Souichi, na qual debateu-se a possibilidade de um maior estreitamento das relações bilaterais vigentes por meio da assinatura de tratados de cooperação e fomento de novos negócios.

O secretário de estado do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, entregando material institucional do Paraná ao Chairman da Câmara de Comércio de Ueda, Shigeru Miyashita

Ainda seguindo esta temática voltada ao fortalecimento das relações comerciais Paraná-Nagano, no período da tarde a comitiva participou de uma reunião na Câmara do Comércio e Indústria de Ueda, município que conta com empresas como a Ashcroft Inc. fabricante de instrumentos de alta precisão como manômetros analógicos e digitais, termômetros, entre outros, e que vem gradativamente expandindo suas operações no exterior por meio do estabelecimento de parceiros. Outra visita realizada no sábado foi à empresa Ueda Japan Radio Co. Ltd., especializada na manufatura de transdutores de cerâmica utilizado por empresas do setor de ultra-sonografia como a Microsonic, de Tóquio, que ano passado visitou o Paraná a convite da Câmara e que já sinalizou o interesse em transferir tecnologia ao Brasil.

De acordo com Satoshi Tsuda, presidente da empresa de consultoria empresarial FMO CO. LTD., e representante da CCIBJ do Paraná no Japão, a visita da comitiva do Paraná abre um novo leque de possibilidades diplomáticas e comerciais a serem exploradas. “Agradecemos a visita dos representantes do governo do estado do Paraná e terceiro setor à região de Ueda. As reuniões realizadas na região evidenciam a pré-disposição de ambos os países em desenvolverem um intercâmbio comercial e tecnológico sustentável e progressivo” concluiu.

Visita a universidade de Shinshu


A comitiva do Paraná na Universidade de Shinshu

No domingo, 3, foi a vez da comitiva visitar a Universidade de Shinshu, sediada em Matsumoto (Nagano),  considerada referência mundial na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Recebidos pela reitoria, a comitiva pôde se familiarizar com os principais projetos desenvolvidos pela universidade, que além do perfil tecnológico também oferece cursos nas áreas de direito, engenharia, economia, agricultura, medicina e artes, atendendo um total de cerca de 12 mil alunos em suas 4 unidades espalhadas pela província. 

Além das universidades, o grupo administra também 1 hospital universitário, 7 bibliotecas, 4 escolas e mais de 10 centros de pesquisa. Somente no quesito parceria, por exemplo, a mesma conta hoje com mais de 50 tratados de cooperação em vigor com universidades do mundo todo, tornando-se assim um dos principais pólos educacionais do Japão.

Após a apresentação do portfólio de atividades da universidade, foram discutidas parcerias com universidades e indústrias do Paraná  para o desenvolvimento de próteses a base de nanotecnologia de Carbono, cujos modelos deverão estar homologados em dois anos, além da apresentação sobre sistemas de gerenciamento de energia em comunidades inteligentes, proferidas pelos professores Kiyoshi Tanaka e Hernan Aguirre.

O secretário de estado de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Alipio Leal, apresentando os 
principais avanços do estado no setor

A visita serviu também para que o estado do Paraná introduzisse um panorama geral dos projetos norteados pela secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior. A palestra ficou por conta do próprio secretário de estado, Alipio Leal, que relatou sobre a importância do desenvolvimento de um intercâmbio tecnológico e de conhecimento com o Japão. "O Japão encontra-se na vanguarda tecnológica de muitos setores estratégicos e que demandam um altíssimo know-how técnico, principalmente no que diz respeito a viabilização de novas soluções e produtos. Esta visita não só nos permitiu conhecer in loco algumas destas inovações bem como serviu também para introduzir o Paraná enquanto estado apto a receber e aplicar este tipo de conhecimento. Este foi o primeiro passo. Iremos continuar trabalhando em busca deste objetivo comum, principalmente através do estabelecimento de parcerias entre universidades" disse.

Representaram o Paraná:

- Cassio Taniguchi (Secretário do Planejamento e Coordenação Geral);

- Yoshiaki Oshiro (Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná - CCIBJ do Paraná);

- Alipio Leal (Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior);

- Julio Felix (Presidente do TECPAR);

- Luciano Pizzatto (Presidente da Compagas);

- Luiz Tarcisio (Presidente do Instituto Ambiental do Paraná - IAP);

- Juan Carlos Sotuyo (Presidente do Parque Tecnológico de Itaipu -- PTI);

- Gilberto Hara (Vice-presidente da CCIBJ do Paraná);

- Fujio Takamura (Diretor da CCIBJ do Paraná).

Agradecimentos

Aproveitamos o oportunidade para agradecer ao representante da CCIBJ do Paraná no Japão, Sr. Satoshi Tsuda, que arranjou toda a agenda de compromissos em Ueda, além de assessorar a comitiva do estado em Nagano.

Para mais sobre o workshop, acesse:
http://www.japancham.blogspot.com.br/...

Reportagem da Ueda Cable Vision Corporation:
http://www.youtube.com/watch?v=ZbzobaaPnQA