Translation Support

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Câmara realiza evento em suporte a missão empresarial do Japão

Mauro Corbellini, Coordenador da SEIM, apresenta o programa "Paraná Competitivo" 
a um grupo de 50 convidados, incluindo representantes do capital privado japonês

Na tarde desta terça-feira, 26, a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná recebeu em sua sede a primeira missão empresarial coordenada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) ao Paraná.

O objetivo, segundo Hiroko Tainaka, coordenadora da JICA, é conhecer o estado, prospectando possíveis parceiros e ambientes de negócios favoráveis ao fortalecimento das relações bilaterais Paraná-Japão.

Composta por pequenas e médias empresas de perfis variados (desde produtores de softwares a fabricantes de máquinas de transformação de alimentos), a comitiva japonesa foi recebida por cerca de 35 empresários locais (incluindo Santa Catarina e demais regiões do estado), representantes do governo do Paraná (Emater, Tecpar e SEIM) e prefeituras (Maringá, Londrina e Curitiba), interessados em trocarem experiências e participarem do business matching proposto pela Câmara. 

 Jorge Yamawaki (Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba), Hiroshige Shimbo (presidente da Denso do Brasil) e Atsushi Yoshii (presidente da A. Yoshii Engenharia), discutem o portfólio de produtos da Kakubun Inc. com o presidente da empresa Bunzaburo Suzuki (a esquerda) durante a rodada de negócios promovida pela Câmara

Além da rodada de negócios, os empresários japoneses também puderam familiarizar-se com as potencialidades econômicas do estado e seus incentivos fiscais por meio do programa “Paraná Competitivo” apresentado pelo coordenador da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), Mauro Corbellini, que reforçou a capacidade do estado em atrair novos empreendimentos. “Somente nos últimos dois anos o Paraná atraiu mais de R$20 bilhões em investimentos, o que evidencia, na prática, os esforços do atual governo em transformar o estado num pólo industrial forte e competitivo. Vale lembrar que neste período - e não por acaso - duas empresas japonesas aportaram investimentos na região: Sumitomo Rubber (fabricante de pneus) e Hamaya Corporation (reciclagem de lixo eletrônico). Ou seja: o Paraná está pronto para o Japão".

Também convidado a palestrar, o presidente da Câmara, Yoshiaki Oshiro, reforçou o papel da entidade enquanto meio de ligação com o Japão, relevando a importância do estabelecimento de parceriais com key players como a JICA. "É muito importante relembrá-los que das 19 empresas japonesas instaladas em nosso estado, cerca de 80% contaram com atração e mediação da Câmara. E este nosso papel de fomento vem tornando-se cada vez mais amplo, funcional e objetivo, pois passamos a contar com o apoio da JICA, que por sua vez é coligada aos ministérios da Economia, Indústria e Comércio (METI) e Relações Exteriores do Japão (MOFA). Assim, continuaremos sendo a porta de entrada de novos investimentos japoneses na região (...) agora com muito mais força e credibilidade" concluiu.

Ao fim dos trabalhos, os convidados puderam participar de uma degustação de vinhos, ação gentilmente patrocinada pela Cooperativa Sanjo (empresa associada)

Segundo o diretor da JICA, Manabu Ohara, apesar da agência ter projetos em execução no Paraná, esta é a primeira missão empresarial organizada pela mesma. “No passado, este tipo de missão era coordenada exclusivamente pela Japan External Trade Organization (JETRO). Contudo, recentemente o governo japonês deliberou novas diretrizes, ampliando este atendimento a demais organizações e agências correlacionadas” relatou. 

Ohara ainda enalteceu o apoio da Câmara à missão, certo de que novas parcerias deverão ser projetadas para o futuro. “Agradecemos imensamente o suporte concedido pela entidade junto a JICA e às empresas japonesas que compõem esta missão. Este evento, sem dúvida, é um reflexo deste trabalho de integração comercial, na qual iremos continuar fomentando por meio de ações e parcerias como esta” finalizou.

A missão permanecerá no Paraná até amanhã, quando partirá para São Paulo e em seguida, visitará o Paraguai.

AGRADECIMENTOS

A CCIBJ do Paraná agradece imensamente a todos os envolvidos na coordenação e participação deste evento, em especial: JICA; SEIM; Consulado Geral do Japão em Curitiba; CCM do Brasil; A. Yoshii Engenharia; Noma S.A; Consystem Consultoria Empresarial; Denso do Brasil; Nippon Express do Brasil; Furukawa; Kenji Química; CM Engenharia Elétrica; Daiken; Banco do Brasil; Ishitani Advogados Associados; Tedeschi e Padilha Advogados Associados; Caban Telecom; Emater; Tecpar; Instituto Braspar; Grupo Philus; Elco Engenharia Elétrica; Viaplan Engenharia; Secretaria de Saneamento de Maringá; Prefeitura de Curitiba; Deputado Estadual Teruo Kato; Deputado Federal Luiz Nishimori; e Cooperativa Sanjo.