Translation Support

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building - FINAL

Apresentação da Shimizu na sede da empresa em Hatchobori, Tóquio

Encerrando a semana de atividades do 2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building, a comitiva do Paraná esteve na manhã desta segunda-feira, 4, visitando a sede da Shimizu Corporation, referência na construção de edificações sustentáveis.

Contando com uma estrutura voltada à baixa emissão de carbono, todos os materiais utilizados na construção dos projetos da sede, bem como os equipamentos instalados a posteriori, possuem uma origem sustentável, da fabricação à aplicação, sendo alguns destes projetados pela própria empresa. 

Sistemas inteligentes de condicionadores de ar, pavimentação eco-friendly, gerenciamento integrado da iluminação (otimizando a luz solar disponível), utilização de painéis solares, materiais compostos, paredes e janelas térmicas, são algumas das novidades e singularidades apresentadas na sede da empresa, que combinadas, chegam a reduzir em cerca de 39% a emissão de gás carbônico.

Segundo o chefe da missão, o secretário de estado do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, a visita às instalações da Shimizu abre um produtivo canal de diálogo. "É muito importante para nós conhecermos os produtos e soluções implantadas com sucesso no Japão. Com certeza o contato com esta vanguarda tecnológica e singular know-how técnico poderá nos servir de base para a constituição de futuros projetos voltados a redução das emissões de CO2 nas novas edificações do estado, uma das diretrizes do atual governo" completou.

Encerramento

Comitiva do Paraná durante o encerramento do Workshop

Contando com representantes do banco Sumitomo Mitsui, Jase-W, Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão (METI) e Energy Conservation Center Japan (ECCJ), o encerramento do workshop foi dividido em duas etapas: apresentações e debates temáticos.

De acordo com Hidenori Yonekura, do METI, os 6 dias de trabalho evidenciaram a clarividente disposição de ambos os países em desenvolverem programas e políticas conjuntas na área de smart energy. "Estamos satisfeitos com a participação do estado do Paraná em nosso workshop, conhecendo os principais avanços do Japão no setor de Smart Community. Esta experiência, sem dúvida, chancela o surgimento não só de novos negócios bilaterais no setor, bem como de parcerias entre governos, universidades e institutos de pesquisa" concluiu.

Ainda segundo Yonekura, o METI está criando um subsídio (4 milhões de Ienes ou cerca de US$ 40 mil)  para pequenas empresas japonesas que desejarem se transferir ou fazer negócios no Brasil através da JETRO. O Paraná entrará com os incentivos fiscais e apoios do Programa Paraná Competitivo, através da Agência de Desenvolvimento, TECPAR, Instituto de Pesquisas de Itaipu, FIEP, CCIBJ do Paraná e outras entidades – tanto para a realização de estudos, quanto para a transferência de tecnologia, como também para a implantação de indústrias no Estado.

Para Taniguchi, a participação do Paraná reforça as intenções das empresas locais, governo e terceiro setor em desenvolver novos projetos com o Japão. "Agradecemos a oportunidade concedida pelo governo japonês e Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná para conhecermos e nos aprofundarmos em torno dos mais recentes avanços neste setor. Esperamos aproveitar o conhecimento e network estabelecidos para darmos sequência a este trabalho. O momento é agora" disse. 

Taniguchi aproveitou ainda para convidar as empresas participantes do workshop e governo japonês para participarem do I Congresso Internacional de Smart Energy e Smart Community a ser realizado entre os dias 21 e 23 de novembro de 2013 em Curitiba. "Para nós, seria uma honra expormos os produtos e soluções apresentados neste workshop no Paraná em novembro. Vamos trabalhar para isso" completou.