Translation Support

terça-feira, 6 de julho de 2010

Câmaras do comércio se reúnem no Senac

活動内容 
参加/
協力協定

詳細/議題
パラナ州商業連盟主催、第1回各国商工会議所ミーティング

参加者
パラナ商業連盟理事、各国商工会議所(日本、米国、ドイツ、ポルトガル、イタリア、インド、中国他)

開催市
クリチバ

開催州/国
パラナ

A Câmara do Comércio Exterior da Federação do Comércio do Paraná realizou o encontro das câmaras deste segmento, no Senac do Centro de Curitiba. O objetivo foi apoiar e desenvolver as importações e exportações no Estado. A reunião iniciou às 9h de ontem e encerrou com um almoço servido no Restaurante-escola. Na programação, duas palestras a respeito do tema e o parecer de cada presidente das 12 câmaras presentes.

O economista da Federação do Comércio do Paraná, Vamberto Santana, palestrou sobre comércio exterior. Ele explanou sobre aspectos de atuação e composição de alguns blocos de países, como o G8 e G5, G20, o BRIMC’s – composto por Brasil, Rússia, Índia, México e China - e sobre o BRIC’s – compreendido pelo mesmo grupo de países, exceto o México. Santana explicou que este último grupo de países se formou por apresentar características em comum, como: economia e política estáveis, produção e exportação crescentes, mão de obra em grande quantidade e em processo de qualificação, boas reservas de recursos minerais, mercado de capitais com grande presença do exterior, PIB em crescimento, índices sociais em processo de melhorias, investimentos de capital externo na economia interna, rápido acesso da população a sistemas de comunicação, redução de desigualdades sociais e realização de investimentos em infra-estrutura.

Barreiras do Comércio Exterior

O economista destacou que existem muitos fatores que interferem no bom andamento do comércio exterior, principalmente encontrados nos países em desenvolvimento, como os subsídios que países ricos davam para exportação agrícola; tarifas altas de países ricos para importação de bens agrícolas.

Os ganhos são reduzidos em países em desenvolvimento devido às restrições ao comércio exterior agrícola, há grande burocracia e morosidade, barreiras comerciais, custos do processo de produção, informalidade e entraves para a
competitividade do produto brasileiro.

“Estes são fatores que acabam afetando uma grande parte do mercado brasileiro”, ponderou o especialista.

Facilidades e obstáculos

O Fórum Econômico Mundial divulgou no mês de julho uma estatística sobre facilidades e obstáculos do comércio exterior, mostrando a posição brasileira em relação aos outros países. O relatório informa que esse índices de facilidades do comércio são divididos em quatro subitens: acesso ao mercado, administração alfandegária, infra-estrutura de transporte e comunicação e ambiente de negócios. O economista encerrou sua palestra ao mostrar a posição do grupo BRIC’s no ranking de pilares de facilidades do comércio.

Atuação do Sistema Fecomércio Sesc Sesc

Na sequência, o diretor da Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio Paraná, Rui Lemes, explanou sobre as ações da entidade junto ao Sesc e Senac para o desenvolvimento de importações e exportações no Estado. Ele destacou que são 59 sindicatos do comércio de bens serviços e turismo que integram à Fecomércio paranaense, 35 Unidades de Serviço do Sesc, 27 Centros de Educação Profissional do Senac, além das unidades móveis, e que estas estruturas servem como apoio às câmaras com os serviços que oferecem.

Lemes recapitulou as ações desenvolvidas pela Câmara do Comércio Exterior da Fecomércio desde o ano passado. Após o último encontro de câmaras, que aconteceu em 29 de outubro do ano passado, um grupo corporativo italiano prospectou negócios com empresas paranaenses. Foi realizada também uma rodada de negócios entre Brasil e China e outra entre Brasil e Argentina. Foi organizada uma missão comercial polonesa, e, por fim, recentemente, o III Encontro de Comércio Paraná – França.

Para o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, o encontro de ontem foi um espaço para mostrar as ações de cada uma delas, expor ideias, trocar experiências de trabalho e estabelecer contatos. “Este encontro possibilita uma integração cultural e comercial jamais proposta por outras instituições, o que somente enaltece e o fortalece os propósitos expostos pela Fecomércio-PR”, disse.

Câmaras presentes:

Alemanha, Argentina, China, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Paraguai, Polônia, Portugal, Senegal, Uruguai, além de representantes da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp).

Fonte: Fecomércio-PR