O governador Beto Richa recebeu na segunda-feira (14/01), no Palácio Iguaçu, o novo cônsul-geral do Japão para a Região Sul, Yoshio Uchiyama, que substituiu Noboru Yamaguchi no início do ano.
De acordo com o cônsul-geral, o encontro com o governador reafirmou o compromisso do governo japonês no desenvolvimento cultural e econômico do Paraná, estado que abriga grande parte de imigrantes e descendentes de japoneses do país.
O governador agradeceu a confiança depositada pelo país asiático em sua gestão, e citou como exemplo do bom relacionamento com o governo, a atração de um investimento da fábrica de pneus japonesa Sumitomo Rubber do Brasil, que instalará uma unidade em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.
A Sumitomo é um dos empreendimentos atraídos pelo Governo do Estado com o programa Paraná Competitivo. Serão investidos cerca de R$ 500 milhões na instalação da primeira base de produção do grupo na América do Sul, com a produção de 15 mil pneus por dia. O início da operação está marcado para este ano, com a geração de 1.500 empregos diretos.
MISSÃO – O secretário estadual do Planejamento, Cassio Taniguchi, que participou do encontro, informou que participará no próximo dia 25 de janeiro, de uma missão para a apresentação das potencialidades do Paraná a empresários japoneses. O convite foi pelo governo japonês e Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná.
Também participaram da reunião, o coordenador da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e diretor da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Rui Hara; o cônsul-geral-adjunto, Takahiro Iwato; e a vice-cônsul, Nana Kawamoto.
Fonte: Agência de Notícias