Nesta segunda-feira, 28, foi dado inicio ao 2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building, workshop voltado a promoção das mais recentes tecnologias, produtos e soluções do Japão na área de eficiência e conservação energética, incluindo edificações sustentáveis e Smart Community.
Sediado em Tóquio entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, o evento, promovido pelo Centro de Eficiência Energética do Japão (ECCJ), Ministério da Economia, Indústria e Comercio do Japão, e que conta com a coordenação da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, prevê a realização de visitas técnicas, reuniões, debates e encontros oficiais com empresas e representantes do governo japonês.
Composta por 17 membros, incluindo representantes do governo do estado do Paraná como Cassio Taniguchi (secretário do Planejamento), Alípio Leal (secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Júlio Felix (presidente Tecpar), Luciano Pizzatto (presidente Compagas) e Luiz Tarcísio (presidente Iap), a comitiva brasileira também esta representada por Juan Carlos Sotuyo (presidente do Parque Tecnológico de Itaipu), Marco Secco (diretor da Fiep/Senai), Yoshiaki Oshiro (presidente da CCIBJ do Paraná), Heberthy Daijo e Fujio Takamura (diretores da CCIBJ do Paraná), além de empresas privadas do setor (Grupo Philus, Grupo Hubner, Elco Engenharia Elétrica, CM Engenharia Elétrica, Viaplan Engenharia e Elcosul).
Norteando o ínicio das atividades, Hitoshi Maeshima, gerente geral do ECCJ, fez uma breve explanação sobre o roteiro de atividades, destacando a participação na ENEX 2013, uma das principais feiras de Smart Energy do Japão, e a visita a Smart Community da Toyota, situada na província de Nagoya, e que sintetiza os avanços do Japão no setor.
Maeshima realçou a importância do estado do Paraná enquanto parceiro estratégico do Japão na condução de projetos e parcerias técnicas bilaterais no setor, relatando a importância da Câmara neste processo através do trabalho de mediação bilateral entre governos e setor privado.
O primeiro dia de atividades dedicou-se integralmente a apresentações sobre o tema. Empresas como Hitz e Kawasaki puderam apresentar suas soluções e equipamentos para o setor, evidenciando o claro e real interesse no expatriamento destes para o Brasil, especialmente Paraná. Além das referidas empresas, Hitachi, Mitsubishi, Mayekawa, Shimizu, Banco Sumitomo Mitsui, também integraram o evento.
Do lado brasileiro, o chefe da missão, Cassio Taniguchi, introduziu ao governo e representantes do capital privado japonês as diretrizes do Paraná para o setor, exaltando os desafios e objetivos em torno da implementação gradual de soluções que visem não só a autosuficiencia, bem como a utilização inteligente da energia consumida e produzida no estado.
Taniguchi reforçou ainda a necessidade de polarizar esforços em prol da execução de projetos e novos negócios no setor, evidenciando alternativas e a importância do estabelecimento de parcerias com o Japão, em especial no intercâmbio de conhecimento e tecnologia.
LINK: 2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building - DIA 02
LINK: 2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building - DIA 02