Translation Support

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Região metropolitana de Curitiba pode receber projeto piloto no setor de energia


Marco Secco, diretor do Senai, coloca a entidade à disposição do governo japonês

Na última sexta-feira, 11, a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná recebeu a visita do diretor da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Kida Katsuto, responsável pela introdução do projeto piloto de smart grid junto ao governo do estado.

Contando com a participação de representantes da secretaria do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), Agência de Desenvolvimento do Estado, Copel, Cohapar, Emater, FIEP, Senai, além do presidente da Tecpar, Julio Felix, a reunião contextualizou a situação energética no país, abrangendo projeções até 2020, alertando sobre a necessidade da adoção de novas tecnologias, produtos e soluções por parte do poder público brasileiro em consonância das grandes concessionárias.  

Segundo Kida, o Paraná possui todas as condições de dar início a uma parceria que sirva de base para o resto do Brasil. “O governo do Paraná, através dos trabalhos realizados em consonância da Copel, tem visado o melhoramento progressivo das redes de transmissão e distribuição de energia no estado. Compartilhando este objetivo, o projeto modelo da JICA visa desenvolver uma rede de distribuição inteligente e eficiente, semelhante à existente no Japão, que garanta o crescimento ordenado e sustentável da economia local” completou.

O projeto prevê o “upgrade” da malha energética de 26 municípios da região metropolitana de Curitiba, introduzindo desde testes com medidores inteligentes à implantação de novos sistemas de controle e monitoramento de consumo.