Translation Support

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sistema de monitoramento de vias públicas do Japão é apresentado ao poder público em Curitiba


Na manhã desta quarta-feira, 16, Takaaki Sugiura (Mitsubishi Research Institute) e Kengo Sato (Toyota Tsusho) estiveram visitando a sede da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná para apresentação do ITS - Sistema Inteligente de Transporte, solução japonesa de monitoramento de vias públicas.
O ITS foi introduzido no Japão na década de 70, reduzindo significativamente os óbitos em acidentes de trânsito, congestionamentos e emissão de CO² em virtude do controle das vias por meio dos próprios automóveis, permitindo uma máxima abrangência de área de cobertura e detalhes, incluindo não só as vias principais, mas também as secundárias. 

Contando com parceiros como o Ministério das Comunicações do Japão, Mitsubishi, Panasonic e Nec, desde 2011 a Toyota Tsusho (empresa do grupo Toyota) vem realizando estudos de viabilidade e implantação do sistema no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, todos, até o momento, comprovando a efetividade do produto.

A comitiva com o secretário municipal de Trânsito, Joel Kruger

No período da tarde, a solução também fora apresentada ao secretário municipal de Trânsito, Joel Kruger, e ao secretário de estado do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi.

Para Kruger, esta tecnologia de monitoramento de tráfego é ampla, e possibilita múltiplas aplicações ao poder público municipal, variando desde o monitoramento completo de regiões bem como ao roteamento flexível, previsões e estudo de comportamento dos motoristas. "As primeiras impressões foram muito positivas. O sistema possui amplitude e se adapta com facilidade aos equipamentos e servidores de tráfego instalados no município. Sem dúvida é uma solução que podemos considerar a médio e longo prazo" concluiu.

Agradecimentos

Aproveitamos o espaço para agradecer ao Cônsul Geral Adjunto do Japão, Takahiro Iwato, Toshimi Ueda (Consulado Geral do Japão), Yoshiaki Oshiro (presidente CCIBJ do Paraná), Carlos Brandt (Dataprom) e Marcos Olandoski (Dataprom) que também participaram das reuniões do dia.