Translation Support

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Câmara e Consulado Geral do Japão visitam região oeste do estado - Parte 01

Foto do complexo da Coopavel Cooperativa Agro Industrial, em Cascavel

Nos dias 19, 20, 21, e 22 de julho, representantes da CCIBJ do Paraná, acompanhados do Cônsul Geral do Japão para os estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi, estiveram visitando a região oeste do estado. Abaixo, segue resumo das atividades realizadas no primeiro dia.

Núcleo Regional dos Ostomizados do Oeste do Paraná

O roteiro de visitas institucionais coordenadas pela Câmara teve início na tarde desta quinta-feira, 19, com a rápida passagem pelo Núcleo Regional dos Ostomizados do Oeste do Paraná, que atende mensalmente cerca de 250 pacientes ostomizados e incontinentes urinários.

Segundo seu presidente, Alberto Moi, a entidade é a única do Brasil a possuir sede própria e fora constituída com o apoio de membros da colônia nipo-brasileira de Cascavel, que norteados pelo Dr. Univaldo Sagae, auxiliaram no desenvolvimento do projeto.

Conduzindo trabalhos em conjunto dos acadêmicos de medicina da Unioeste e FAG, no intuito de não só atender os mais necessitados, bem como auxiliar no desenvolvimento acadêmico destes estudantes, futuros profissionais na área da medicina, o núcleo é referência no país, atendendo 25 municípios, além de pacientes da Argentina e Paraguai.

Prefeitura Municipal de Toledo e Associação Cultural e Esportiva de Toledo - CEATO

Na foto: o diretor da CCIBJ do Paraná, Takao Koike, o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, o Cônsul Geral do Japão, Noboru Yamaguchi, sua esposa, Yuko Yamaguchi, o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e os presidentes das Associações Nipo-Brasileiras de Cascavel e Toledo respectivamente, Masayuki Inomata e Clineu Eiji Kano  

Na sequência a comitiva foi até o município de Toledo, sendo recebida pelo Prefeito da cidade, José Carlos Schiavinato, secretários, além do presidente da Associação Comercial de Toledo - ACIT, Edésio Reichert. 

Após concluir seu discurso de boas-vindas o prefeito destacou as potencialidades econômicas da região, impulsionadas especialmente pelo agronegócio. Segundo Schiavinato, juntas, as principais cooperativas da região (Coopavel, Copacol, C. Vale, Lar e Copagril) atingiram em 2011 um faturamento de R$ 7,8 bilhões, registrando um crescimento de 22% acima da média estadual.

O prefeito também fez menção a constituição do Tecnoparque de Toledo, projeto que deverá sediar um pool de empresas e entidades do setor de tecnologia. O mesmo terá amparo técnico da PUC e UTFPR e visa inserir o município na rota dos ativos tecnológicos do estado. 

Yamaguchi demonstrou interesse no projeto, afirmando que devido a alta do iene e impostos, além da racionalização energética, centenas de pequenas e médias empresas do Japão estão buscando expatriar investimentos em outros países, sendo o Brasil uma rota natural.

Já o presidente da Câmara, Yoshiaki Oshiro, lembrou que o Japão é um dos maiores consumidores de frangos do Paraná, e que o desenvolvimento de projetos de cooperação no setor do agronegócio, sem dúvida, podem intensificar ainda mais as relações comerciais vigentes.

Na sequência o prefeito acompanhou a comitiva até o parque Jardim das Cerejeiras, criado em 2009 em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, Parque do Povo, este último recém-inaugurado e que contará com um jardim repleto de cerejeiras do Japão. Na ocasião o Cônsul Yamaguchi foi homenageado com uma placa simbolizando o plantio do primeiro pé de cerejeira do parque. 

Acompanhado dos diretores da CCIBJ do Paraná, Heberthy Daijó e Takao Koike, do presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel, Masayuki Inomata, além do Cônsul Geral do Japão, Noboru Yamaguchi e sua esposa, Yuko Yamaguchi, o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, entrega o profile corporativo da entidade ao presidente da CEATO, Clineu Eiji Kano

Por fim, a agenda no município de toledo teve seu desfecho com a participação no café da tarde de confraternização proposto pelo presidente da Associação Cultural e Esportiva de Toledo - CEATO, Clineu Eiji Kano, realizado na sede da entidade e que contou com a presença de cerca de 30 pessoas.

Aliança Cultural e Esportiva de Cascavel

Acompanhado pelo presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel, Masayuki Inomata, a comitiva da CCIBJ do Paraná e Consulado Geral do Japão participou do jantar de boas-vindas proposto pela entidade.

Em seu discurso de abertura, o Cônsul Yamaguchi relatou que é a primeira vez que visita a região oeste do estado, evidenciando as potencialidades econômicas da região, alavancadas especialmente pelo setor do agronegócio. Expôs a necessidade de uma maior integração entre todas as associações nipo-brasileiras em atividade no estado, e a importância da renovação e formação de jovens lideranças.

Na continuação, Yamaguchi respondeu algumas perguntas do público presente (cerca de 50 pessoas) em torno de diversos assuntos, em especial "cidadania japonesa", "direitos políticos para expatriados", "bolsas no exterior", e "como atrair novos investimentos a região".