Translation Support

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mitsui compra participação minoritária na Sodrugestvo


SÃO PAULO - O Grupo Sodrugestvo, com sede em Luxemburgo, anunciou um acordo no qual a japonesa Mitsui tornou-se acionista da empresa com 10% de participação. As empresas vão tornar-se parceiras estratégicas em algumas das suas respectivas atividades de negócios. Os detalhes da transação não foram divulgados. A participação da Mitsui na Sodrugestvo tem como base um valor societário de aproximadamente US$ 2,2 bilhões.

O acordo estratégico estabelece, entre outros pontos, uma aliança na originação, exportação e comercialização de grãos da Rússia e outros países da antiga União Soviética. Além disso, a Mitsui dará apoio na produção de ração, colaboração nos negócios de originação, processamento e distribuição de soja no Brasil entre a Aliança (empresa da Sodrugestvo antes chamada de Carol Sodru) e a Multigrain, subsidiária de grãos e logística da Mitsui.

A colaboração na originação e exportação de grãos produzidos na Rússia e em outros  países da antiga União Soviética dá à Mitsui o direito de preferência sobre os grãos exportados pela Sodrugestvo. A Mitsui planeja desenvolver pontos de vendas para os grãos no Oriente Médio e na África, bem como com os clientes existentes situados principalmente no Japão e na Ásia. Além disso, a Mitsui compartilhará a sua especialização no comércio internacional de grãos com a Sodrugestvo, assim como fornecerá inteligência de mercado da sua rede comercial global.

O Grupo Sodrugestvo, fundado em 1994, é uma empresa agroindustrial. Ela possui três unidades de negócios— infraestrutura especializada (incluindo portos marítimos de águas profundas), logística e instalações de processamento (para a produção de proteínas e óleos a partir de produtos vegetais e animais). No ano passado a Sodrugestvo esmagou mais de 1,3 milhão de toneladas de soja e colza e negociou mais de 2,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas.

A Mitsui é uma das empresas internacionais mais diversificadas  e atua em seis principais negócios: metais, máquinas, infraestrutura, produtos químicos, energia, estilo de vida e inovação. Com sede em Tóquio, a Mitsui mantém uma rede global de 154 escritórios em 69 países, bem como cerca de 450 subsidiárias e empresas associadas no mundo inteiro.

(Carine Ferreira | Valor)