Translation Support

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Câmara, Jetro, e FIEP realizam o 1° Seminário Paraná-Japão de Soluções Energéticas

A Sala dos Conselhos da FIEP ficou pequena em meio ao número de empresários e entidades presentes no evento

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, em parceria da FIEP, CIN/PR, e Japan External Trade Organization  (JETRO), realizou nesta sexta-feira, 13, o 1° Seminário Paraná-Japão de Soluções Energéticas.

Contando com a presença de cerca de 70 convidados, incluindo empresas locais e governo (Seim, Tecpar, Cerbio, Copel, Compagás, Aginpar, e Emater), as empresas japonesas Panasonic, IHI, Jase-W, TLV, Sinfonia, Mitsubishi UFJ, e Mayaekawa, apresentaram uma série de produtos de smart energy abrangendo soluções nas áreas de energia eólica, solar, biogás, biomassa, compressores, smart grid, financiamento de empresas "esco", baterias, edificações sustentáveis, e ar condicionado.

Para o presidente da Jetro São Paulo-Buenos Aires, Yoshihiro Sawada, o evento superou as expectativas e mais uma vez deixou claro o interesse do estado em trabalhar em consonância do Japão na busca e desenvolvimento de novas matrizes energéticas no país. "O seminário foi muito proveitoso e os empresários japoneses ficaram muito satisfeitos com a iniciativa da CCIBJ do Paraná e FIEP. Ações como esta ajudam a promover as empresas japonesas localmente, estabelecendo novos contatos e oportunidades comerciais para ambos os países" finalizou. 

De acordo com o presidente da FIEP, Edson Campagnolo, o seminário serviu para ratificar o interesse da federação em celebrar novos negócios com o Japão. "Este seminário é o terceiro evento que realizamos em conjunto da CCIBJ do Paraná e Jetro, todos sob a temática desenvolvimento sustentável e energias renováveis. Isso comprova o interesse da FIEP não só em promover a temática, difundindo a necessidade da adoção de práticas sustentáveis no setor (tema extremamente em voga no Japão), bem como em estimular o desenvolvimento de um comércio bilateral mais sólido e de resultados" completou.

Segundo Yoshiaki Oshiro, presidente da CCIBJ do Paraná, o seminário evidenciou a necessidade das empresas japonesas em expatriarem investimentos no país. "A apresentação de novas tecnologias e produtos de smart energy do Japão no Paraná através da execução deste trabalho conjunto entre a federação, câmara, e Jetro, deixa claro o interesse do capital privado e governo japonês em desenvolverem novas parcerias com o Paraná. E muito nos orgulha sabermos que estamos auxiliando neste processo, divulgando no estado uma série de novas tecnologias, além de introduzirmos novos mercados e possibilidades".

Na foto: o presidente da Jetro, Yoshihiro Sawada, o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e o presidente da FIEP, Edson Campagnolo

O secretário Ricardo Barros reforçou o apoio do Governo do Estado por meio do programa Paraná Competitivo, que assegura incentivos fiscais e suporte para a iniciativa privada. “O Paraná voltou a ser um ótimo ambiente para negócios. Em cerca de um ano e meio, o governo Beto Richa já atraiu mais de R$ 16 bilhões em investimentos. E temos todo o interesse em ampliar as parcerias com empresas japonesas”. Barros afirmou ainda que a Copel, a Compagás e o Lactec podem ser parceiros das empresas japonesas do setor.

RODADAS DE NEGÓCIO

Na sequência, as empresas paranaenses tiveram a oportunidade de estreitar os contatos previamente estabelecidos e aprofundarem as informações repassadas durante o seminário durante a rodada de negócios promovida pelo CIN/PR, JETRO, e CCIBJ do Paraná. Sob a coordenação de Tatiana Burger, do Centro Internacional de Negócios, Kan Kurihara, diretor da Jetro, e Heberthy Daijó, diretor da CCIBJ do Paraná, todas as empresas japonesas foram amplamente requisitadas sendo o feedback positivo.

Para Gilberto Wiecheteck, da Wiecheteck Engenharia Elétrica, de Ponta Grossa, a iniciativa deu a sua empresa a oportunidade de também expor suas áreas de interesse a empresas como a Sinfonia Technology, fabricante de mini geradores eólicos. "Com as rodadas de negócios, minha empresa pôde expor alguns interesses específicos e tirar algumas dúvidas técnicas com relação aos produtos e tecnologias apresentados pela Sinfonia, aqui representada pela Nord Electric. Estou bastante satisfeito com o evento e com as informações coletadas. Agradeço a câmara pelo convite e esperamos realizar o follow up apropriado" disse Wiecheteck.

VISITA TÉCNICA AO LACTEC

Ao fim do seminário, a CCIBJ do Paraná agendou uma visita técnica da comitiva japonesa ao LACTEC.

Recebidos pelo presidente Omar Sabbag, e contando com a presença do Cônsul Geral do Japão, Noboru Yamaguchi, os empresários japoneses puderam conhecer de perto o laboratório de eletrônicos, local onde está sendo desenvolvido o mais importante projeto de smart meter da América Latina.

Conduzido em parceria da Light, empresa de energia elétrica do Rio de Janeiro, o projeto prevê a constituição e aplicação de medidores inteligentes em bairros da capital fluminense onde o índice de "roubo de energia" é alto ou considerado acima do normal. Atualmente o Rio de Janeiro é um dos estados que mais sofrem com roubo de energia, chegando a marca de quase 30% de perda, sendo o LACTEC o laboratório escolhido para desenvolver o protótipo que deverá servir como base do modelo a ser comercializado a longo prazo no mercado brasileiro e que tem por objetivo auxiliar o governo carioca a controlar e identificar os pontos de maior prejuízo.

AGRADECIMENTOS

Aproveitamos o espaço para registrar nossos sinceros agradecimentos a todos que puderam comparecer, e se envolveram na realização do evento, em especial ao presidente da FIEP, Edson Campagnolo, que mais uma vez acreditou em nosso trabalho; a Janet Pacheco, do CIN/PR, que colocou ao dispor da CCIBJ do Paraná sua equipe e contatos; ao deputado federal Luiz Nishimori pelo incentivo; e aos membros da Jetro e Jase-W, por confiarem no formato e na condução dos trabalhos pela câmara.

Fotos: FIEP / CCIBJ do Paraná

Mais sobre:
http://www.agenciafiep.com.br/noticia/empresas-japonesas-apresentam-solucoes-energeticas-na-fiep/