Os dados revelados ontem (8) sobre o PIB (Produto Interno Bruto), pelas autoridades do governo japonês, revelaram que o Japão está caminhando rumo a uma queda em sua economia.
Depois de vários meses positivos, o segundo trimestre deste ano trouxe uma queda de 1,2% na produção do país em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando o impacto chinês na economia do Japão.
A procura de bens japoneses pelos Chineses está diminuindo a um ritmo muito superior ao esperado. A redução das vendas provocou uma quebra do investimento, diminuindo a produção e os empregos.
De acordo com o Wall Street Journal, os dados divulgados são, ainda assim, melhores do que a contração de 1,6% prevista inicialmente.
Os números parecem questionar o plano econômico do Primeiro Ministro Shinzo Abe, baseado na política monetária, baixos impostos e menor regulação do governo, denominado em todo o mundo como “Abenomics”.
No ano passado, a economia japonesa caiu em recessão técnica depois que o PIB encolheu nos primeiros seis meses até setembro, afetado pelo aumento do imposto sobre o consumo em abril, de 5% para 8%.
Os dados de 2015 sugerem que o país está caminhando para o mesmo rumo.
Fonte: Economia Ao Minuto / IPC digital