Translation Support

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Colombo conta com apoio da Câmara Brasil Japão no setor empresarial

 Revisão do Plano Diretor será feita em breve e contará com contribuições de Yoshiaki Oshiro, presidente da instituição  

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ-PR), Yoshiaki Oshiro, esteve nesta quarta-feira (19) no gabinete da prefeitura conversando sobre os avanços tecnológicos e empresariais que podem alavancar o crescimento do município. Durante a reunião estiveram presentes, além da prefeita Beti Pavin, os secretários da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura e do Planejamento, o presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro e sua esposa Olga Oshiro.


Durante a reunião foram discutidos temas e conceitos que podem ser implementados na revisão do Plano Diretor de Colombo, espelhados em exemplos de sucesso do Japão

Na pauta o assunto principal foram as contribuições que a CCIBJ-PR, através do seu presidente, poderá fazer para o crescimento econômico de Colombo. “Estamos entrando em uma fase de revisão do nosso Plano Diretor, instaurado em 2004, mas até hoje não implementado, e para isto, pretendemos contar com o auxílio da Câmara, que através do senhor Oshiro, vai trazer para o nosso município uma alta tecnologia utilizada hoje no Japão, que é um país no qual devemos e podemos nos inspirar para planejar o desenvolvimento que queremos presenciar”, descreveu a prefeita Beti Pavin.
Oshiro e Olga se mostraram muito dispostos à dar este auxílio, já que Colombo é o município escolhido por eles para ser seu local de moradia e também onde eles possuem um empreendimento. “A ideia principal é trazer para cá o conceito de Cidades Inteligentes, projeto realizado no Japão, que consiste em implementar a sustentabilidade no seu modo mais profundo, otimizando o potencial da reciclagem, do solo, das plantas, enfim, melhorando toda a estrutura da cidade, o que gera um desenvolvimento ecológico e econômico satisfatório, sem prejuízos à natureza”, destacou o presidente.
Coletividade sim, individualidade não
Outro conceito apresentado pelo casal de empresários durante a reunião foi o de sacrifício da individualidade em prol do bem maior, o da coletividade. Um exemplo utilizado por Olga Oshiro foi a obra de duplicação da Rodovia da Uva. “Veja, é um momento em que o indivíduo se sacrifica em benefício do bem maior, aquele que será desfrutado por todos no futuro, uma via de comunicação que não deixará que uma cidade em plena expansão, como Colombo, tenha gargalos que a impeçam de se desenvolver”, lembrou a empresária.
Um dos destaques da reunião, comentados pelo casal de empresários, é a abertura da gestão para estas novidades tecnológicas e conceituais. A revisão do Plano Diretor vai poder incluir estas sugestões e trazer, através do apoio oferecido pela instituição. “Com certeza a tecnologia de que dispomos no Japão, quando trazida para Colombo, contribuirá largamente para o alcance de todos estes objetivos e a Câmara está trabalhando nisto,” finalizou Yoshiaki Oshiro. (Fonte: site oficial da prefeitura de Colombo www.colombo.pr.gov.br)

会議所がクリチバ大都市圏コロンボ市を支援
日本技術の導入に期待、マスタープランの見直しへ

 2月19日、パラナ日伯商工会議所の大城義明会頭はパラナ州都クリチバ大都市圏のコロンボ市を訪問し、ベッチ・パヴィン市長、商工業・文化観光局長、企画局長らとミーティングを行い、コロンボ市の発展について話し合いを持ちました。大城会頭は、会議所の活動を通じて同市の経済発展に協力を行うことを誓いました。

 ベッチ市長は、2004年に設定された同市のマスタープランが未だ達成せれておらず、会議所の協力を得てマスタープランの見直しを図りたいと強調。それに対し、大城会頭は日本で実現されているスマートシティの例を説明しながら、「日本のリサイクル技術や省エネ技術を持ち込み、持続可能な発展を目指した同市の改善に寄与したい」と意欲を伝えました。

 イタリア移民が多く入植したコロンボ市では、現在もブドウの栽培が盛んでワインが有名。会議に出席した大城オウガ夫人も、各農家の協力体制による同地の発展を願いました。同市は、今後会議所の提案を参考にしながらマスタープランの見直しを図ることを約束しました。