Translation Support

sábado, 13 de novembro de 2010

Obama chega ao Japão para nova negociação com líderes mundiais

Após participar da cúpula do G-20 (grupo das 20 maiores economias mundiais) em Seul, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama dirigiu-se ao Japão, onde participará neste fim de semana do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês).

O evento deverá contar com cerca de mil representantes da área de negócios e de governos, tendo como objetivo a criação de uma zona de livre comércio no Pacífico. O presidente da China, Hu Jintao, também estará presente, devendo participar das sessões de sábado, segundo informações da agência estatal de notícias chinesa Xinhua.

Barack Obama voltou a criticar a China nesta sexta-feira, em entrevista concedida ao jornal japonês Yomiuri Shimbun. “Nós esperamos que a China assuma responsabilidades na resolução de problemas regionais e globais”, afirmou o presidente americano, destacando ainda que o gigante asiático deveria respeitar o direito internacional na resolução de disputas regionais.

Obama também comentou que gostaria de aprofundar as relações dos Estados Unidos com o Japão e reivindicou que a Coreia do Norte cumpra com o compromisso assumido em 2005 de acabar com suas armas nucleares.

Fonte: Valor Online