Translation Support

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Câmara no Seminário Bilateral Brasil-Japão em Porto Alegre

O Sistema Fecomércio-RS promoveu nesta quarta-feira (10) o Seminário Bilateral Brasil-Japão, simultaneamente com a Expocargo 2010, na Fiergs. O evento reuniu empresários brasileiros e japoneses a fim de estabelecer parcerias de negócios entre os países. O vice-presidente da Fecomércio-RS, Arno Gleisner, que fez a abertura do Seminário, deu boas vindas aos participantes e falou da importância de se fazer negócios com o Japão.

O primeiro painel do evento foi comandado pelo vice-governador de Shiga, Koichiro Yoneda. O vice-governador apresentou a província que se destaca por investir fortemente na industrialização e ser economicamente estabelecida. “Espero muito que as relações entre Brasil e Japão se desenvolvam muito mais e possam se estabelecer. Espero que possamos recebê-los em Shiga e vê-los novamente através de novas parcerias”, finalizou Yoneda.

O diretor da Jetro São Paulo, Rei Oiwa, palestrou sobre as oportunidades para os empresários brasileiros no Japão. Oiwa explicou que os produtos mais exportados pelo Japão são as máquinas, carros e produtos químicos. Entre os produtos mais exportados pelo Brasil para o Japão estão combustíveis minerais, produtos de belezas, alimentos como frango, carne de porco e soja, alumínio, roupas, sapatos, entre outros. Oiwa ainda se colocou à disposição das empresas brasileiras interessadas em fazer negócios, investimentos e exportação para o Japão através do escritório da Jetro.

O último painel do evento, ‘As melhores alternativas de logística para a importação e exportação de produtos para o Japão’, foi ministrado pelo executivo da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Sérgio Kirsch. O executivo apresentou os principais portos japoneses, como Nagoya, Yokkaichi e Kobe que são os principais pontos de entrada e saída de produtos no Japão. Kirsh também afirmou que embora os portos tenham boa estrutura, são os aeroportos japoneses que recebem a maior quantidade de produtos exportados e importado pelo Brasil.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná esteve representada no evento através do seu presidente, Yoshiaki Oshiro, que a convite do vice-presidente Gleisner, além de participar do seminário, pôde conhecer as instalações e os trabalhos desenvolvidos pela Fecomercio-RS.

Fonte: Fecomercio/RS