Translation Support

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Câmara no jantar de boas vindas do novo Cônsul Geral do Japão no Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi

Fora realizado nesta quinta-feira (11) na sede do Nikkei Club em Curitiba, o jantar de boas-vindas proposto pela comunidade nipo-brasileira de Curitiba e Região ao novo casal consular do Japão para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi e Yuko Yamaguchi.

Contando com um público de cerca de 150 pessoas, o evento fora norteado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, que tem como presidente, o diretor da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Jorge Yamawaki. Discursando em japonês, Yamawaki saudou o casal consular, desejando-lhes boa sorte e muita saúde nesta nova jornada, deixando a disposição do consulado toda a estrutura do Nikkei Club para o estabelecimento de novos eventos e parcerias.

Seguindo a introdução cerimonial, discusaram ainda o cônsul-geral das Filipinas e representante da Sociedade Consular do Paraná, Kiyoshi Ishitani, o ex-secretário de governo de Curitiba, Rui Hara, o deputado estadual Teruo Kato, além de é claro, o novo Cônsul Geral Yamaguchi.

Em seu discurso de agradecimento, o Cônsul disse estar satisfeito em voltar ao Brasil pela quinta vez, se estabelecendo neste ano de 2010 na capital mais "verde" da federação, num Estado onde encontra-se atualmente a segunda maior colônia de japoneses e descendentes do país (perdendo apenas para São Paulo). Prometeu empenho e seriedade na manutenção harmoniosa e fortalecimento das relações Brasil-Japão no âmbito do Consulado, deixando claro também, a disponibilidade do escritório a todos os japoneses e descendentes que necessitem de seus serviços.

Para Yoshiaki Oshiro, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, o novo Cônsul Geral deverá manter os bons serviços prestados pelo governo japonês a comunidade nipo-brasileira em nosso Estado. "O Paraná se acostumou com a presença de um consulado forte e atuante perante a nossa comunidade. Com a vinda de Yamaguchi, este reverenciado trabalho tende a melhorar consideravelmente, pois o mesmo conhece como poucos o nosso país, principalmente em função dos trabalhos desenvolvidos junto a embaixada brasileira enquanto esteve primeiro secretário durante o período de 1998-2002".