Translation Support

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Câmara cede espaço para audiência pública em prol do desenvolvimento urbano de Curitiba

活動内容 
アテンド/支援

詳細/議題
クリチバ市役所主催、「チリ・グアビロトゥーバ」道路の一方通行化計画説明会への参加

参加者
エベルスィー・ダイジョー(当会議所事務局長)、地元代表者、来賓、地元住民

開催市
クリチバ

開催州/国
パラナ

Uma reunião pública na noite desta sexta-feira (14), na sede da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná na avenida Comendador Franco, reuniu moradores e comerciantes dos bairros Rebouças, Jardim Botânico, Prado Velho e Água Verde, para a população conhecer em detalhes a obra do Binário Chile-Guabirotuba.

O binário (sistema formado por ruas paralelas que operam em sentidos opostos) exigirá a construção de uma trincheira sob a avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres, que terá um desvio já na primeira fase de obras, que começa no próximo dia 25.

"A avenida estará bem sinalizada e o trânsito deverá ficar mais lento nesta região. Vamos precisar da colaboração de todos, porque não podemos fazer esta obra apenas nos finais de semana", disse Edson Seidel, coordenador da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), ligada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, que será a responsável pelo acompanhamento do programa Pró-Cidades do qual faz parte a obra do binário.

O programa tem o financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e para que as obras pudessem começar foram necessários dois anos de trabalho pela Prefeitura para o detalhamento do projeto, atendimento a todos os requisitos exigidos pelo Banco e realização da licitação. O custo desta obra é de R$ 9.144.668,13.

Ao todo, durante os 10 meses previstos para os trabalhos, haverá obras nos bairros Rebouças, Prado Velho e Jardim Botânico numa extensão total de 2.950m. Serão feitas obras de drenagem, pavimentação, passeio, paisagismo, iluminação e sinalização, além da trincheira sob a Comendador Franco. É esta trincheira que vai permitir a ligação da rua Pergentina Silva Soares (que será implantada). Também será construída uma ponte sobre o Rio Belém, próxima à rua Josefina Zanier, além de uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.

O binário Chile-Guabirotuba se interligará ao binário existente (formado pelas ruas Chile e Conselheiro Dantas) e é um antigo projeto do IPPUC. No futuro, quando implantada a trincheira da Gustavo Rattman (que entrará em obras neste mês) e também o binário Agamenon Magalhães - Roberto Cichon (que integra a Linha Verde Norte), este conjunto de obras consolidará uma importante ligação viária entre as regiões leste e oeste da cidade.