Translation Support

quinta-feira, 19 de março de 2015

Grandes empresas do Japão nunca lucraram tanto como em 2014 (¥21 trilhões)

Enquanto pequenas e médias empresas japonesas, que se sustentam com o mercado nacional, sofrem com a queda das vendas devido ao aumento do imposto sobre o consumo de 5 para 8%, as grandes corporações irão atingir um lucro recorde de ¥21 trilhões no ano fiscal de 2014, graças ao aumento das exportações impulsionadas pela desvalorização do iene.

Grandes empresas exportadoras, como a Toyota, anunciaram que irão aumentar os salários de seus trabalhadores a partir do ano fiscal de 2015, que terá início em abril. Mas, segundo especialistas ouvidos pela Bloomberg, os aumentos propostos não são proporcionais ao o bom momento das empresas, gerado pelo aumento das exportações.

Economistas acreditam que as empresas menores, que empregam a grande maioria dos japoneses, não serão capazes de igualar os aumentos salariais propostos pelas grandes corporações. A previsão é de um aumento salarial”dolorosamente lento” nos próximos anos.

O aumento salarial é uma das várias metas ambiciosas do primeiro-ministro Shinzo Abe para tirar o país da estagnação de mais de duas décadas, mas a média do ganho real do trabalhador japonês, descontando a inflação acumulada, diminuiu pelo décimo nono mês consecutivo, em janeiro passado.

Fonte: IPC Digital