Translation Support

terça-feira, 17 de março de 2015

Aumento salarial proposto pelas empresas japonesas não compensará o aumento de impostos, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pela agência Reuters revela que o aumento salarial proposto pelas empresas japonesas não serão o suficiente para compensar o encarecimento do custo de vida, que aumentou consideravelmente nos últimos dois anos, graças às medidas do governo para forçar o aumento da inflação.

Desde que assumiu o comando do país, no final de 2012, o primeiro-ministro Shinzo Abe prometeu pressionar as empresas para elevarem os salários de seus funcionários, considerando a medida importante para a garantir a retomada do crescimento econômico através do aumento do consumo dos trabalhadores.

A pesquisa corporativa mostra que 55% das empresas pretendem elevar os salários na mesma medida do ano passado, enquanto 14% pretendem aumentar os salários acima do reajuste concedido em 2014. Mas para os funcionários de grandes corporações, o aumento nos salários não será o suficiente para compensar o aumento do imposto sobre o consumo, que passou de 5 para 8%.

Segundo especialistas entrevistados pela agência, apenas grandes corporações, como a Toyota, poderão oferecer aumentos com ganhos reais para seus funcionários. Segundo Hidenobu Tokuda, economista do Instituto de pesquisa Mizuho, a grande maioria das empresas não serão capazes de elevar os salários conforme o desejo do primeiro-ministro.

Fonte: IPC Digital