Translation Support

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Amigos, parentes, funcionários e ex-funcionários dão adeus a Yoshio Okamura

Centenas de pessoas compareceram no cemitério Jardim da Saudade, CIC, para prestarem as 
últimas homenagens a Yoshio Okamura

Foi sepultado nesta terça-feira, 30, o industrial e presidente de Honra da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshio Okamura (83).

Nascido em 20 de setembro de 1929 em Hiroshima – Japão, “Okamura-san” (como era carinhosamente conhecido) pisou pela primeira vez em solos brasileiros em 1936, aos sete anos de idade. Após três anos residindo na capital paulista, sua família mudou-se para Assai, região norte do Paraná, onde estabeleceu-se até 1953.

Recém casado com Rosa Mitsuko Assahida Okamura, ainda em 1953, este predestinado imigrante decide tentar a sorte grande na capital do estado como reparador de máquinas e mecânico. Com muito esforço e dedicação, em 1966 Okamura-san realiza um dos grandes sonhos da sua vida ao formalizar a constituição da YOK Equipamentos S/A, indústria de redutores e moto-redutores hoje dirigida por seu filho, Edson Okamura, e que ao longo destes 40 anos empregou centenas de paranaenses, auxiliando incisivamente no desenvolvimento econômico do estado.

Yoshio Okamura (ao centro) com familiares após receber o título do governo japonês
“Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata” em 2007. 

Entusiasta de novas tecnologias, Okamura-san também foi um inventor nato, proprietário intelectual de dezenas de patentes industriais. Na década de 80, suas invenções foram traduzidas em maquinários agrícolas que revolucionaram o setor agro-industrial brasileiro, como no caso da classificadora, lavadora e secadora de ovos, produto até hoje procurado por granjas de toda América do Sul em função de sua durabilidade e confiabilidade.

Além do lado empreendedor, Okamura sempre doou boa parte do seu tempo ao terceiro setor, jamais negligenciando o apoio à entidades nipo-brasileiras. Em 1979, foi vice-presidente da comissão de construção da Casa dos Estudantes da Associação Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Cenibra), além de ser um dos fundadores da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, entidade que há mais de 30 anos ajuda a fomentar a atração de investimentos japoneses no estado.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade nipo-brasileira, Yoshio Okamura recebeu três condecorações oficiais: “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata” (Governo Japonês); Prêmio Kasato Maru (Governo do Paraná); e Honra ao Mérito dos 104 anos da Imigração Japonesa no Brasil (Governo Federal).

Yoshio Okamura deixou esposa, 4 filhos, 8 netos e bisnetos. Aos seus familiares, reiteramos nossos sentimentos.