Na tarde desta sexta-feira (4) a diretoria da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão esteve reunida em sua sede com o diretor de pesquisas internacionais da Jetro Tóquio, Yoshiaki Usami, no intuito de promover um encontro entre o governo japonês, a instituição, e dois expressivos associados e representantes do capital privado japonês aqui instalados: Denso e Furukawa. Na pauta, o meio ambiente, Curitiba e o Paraná.
Com a palavra, o presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, deu início a reunião apresentando os trabalhos realizados pela instituição, principalmente na mediação de novos negócios entre o capital japonês e o Brasil, razão pela qual diversas empresas do Japão tiveram a oportunidade de conhecerem Curitiba e o Paraná, além de é claro, se instalarem e gerarem milhares de empregos, receita e desenvolvimento ao Estado. Complementou ainda que a câmara sempre demonstrou interesse e preocupação em questões que envolvam meio ambiente, sendo uma das primeiras instiuições do Paraná a realizar seminários e simpósios sobre mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) ainda no início da década de 2000.
Em seguida, o Chairman da Furukawa, Hideyo Kawazoe, apresentou um relatório completo sobre as ações da Furukawa em relação ao meio ambiente, além de impressões gerais sobre a população, clima, estilo e custo de vida, economia e políticas ambientais. "A Furukawa é uma empresa comprometida com o meio ambiente. Está inserida em programas e projetos que respeitam as políticas e normas ambientais municipais e estaduais, seguindo um rigoroso padrão de conduta pautado no "5R" (reciclar, reduzir, reutilizar, responsabilizar e respeitar)".
Seguindo postura semelhante, Dante Yasuda, diretor da Denso do Brasil e da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, também expôs seu ponto de vista sobre o Paraná e Curitiba, além de relatar as diretrizes incorporadas pela empresa com relação ao desenvolvimento sustentável e meio ambiente.
A reunião contou ainda com a presença do ex-secretário Estadual do Meio Ambiente e vice-presidente do Instituto Cultural e Científico Brasil Japão, Hitoshi Nakamura, dos vice-presidentes da câmara, Nilson Nishimura e Gilberto Hara, dos diretores da câmara, Fujio Takamura e Antônio Cabanilhas, do gerente da câmara, Heberthy Daijó, e do tradutor e representante da Apaex (Associação Paranaense de Ex-Bolsistas do Japão), Macoto Yamanouchi.