No início da tarde desta segunda-feira (7) a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná recebeu a visita de representantes da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto Carmargo, diretor técnico, e Samira Khelili, assessora de assuntos internacionais.
Na pauta, a apresentação de Curitiba, da agência, e dos trabalhos e programas desenvolvidos pela mesma desde sua criação. A mesma teve o intuito de expor ao diretor de pesquisas internacionais da Jetro Tóquio, Yoshiaki Usami, as inúmeras oportunidades de investimentos que a cidade oferece não só para o capital estrangeiro, bem como para o capital local, como o tecnoparque, por exemplo.
O programa delimita áreas onde estão concentrados os ativos de ciência e tecnologia, com o objetivo de construir uma interface entre os setores governamental, científico e empresarial, e um ambiente favorável à inovação, à transferência de conhecimento e desenvolvimento de atividades de base tecnológica, incluindo novas tecnologias ambientais, principal foco do interesse japonês na região.
Usami complementou dizendo que os dados referente a Curitiba são bastante expressivos, como o melhor IDH e PIB dentre as capitais brasileiras, o maior número de área verde por m² da América Latina, a tarifa única do transporte coletivo, os diversos incentivos fiscais e as diversas políticas adotadas visando a preservação do meio ambiente; isso tudo somado a notória concepção planejada da cidade. "A apresentação da agência será de grande valia para a composição final do relatório que a Jetro vem compondo sobre a cidade. Os dados apenas reforçam nossas conclusões prévias, de que a cidade, de fato, possui uma pré-disposição e aptidão para receber novos investimentos".
O relatório na qual Usami se refere diz respeito a prospecção que o governo japonês vem realizando sobre Curitiba e sua aptidão em estar recebendo investimentos no setor do meio ambiente. Auxiliando na conclusão deste, a câmara agendou diversas reuniões e prestou toda assessoria necessária durante a estadia do mesmo em nossa capital.
A reunião contou também com a presença do ex-secretário Estadual do Meio Ambiente e vice-presidente do Instituto Cultural e Científico Brasil Japão, Hitoshi Nakamura, do diretor da câmara, Fujio Takamura, do gerente da câmara, Heberthy Daijó, e do tradutor e representante da APAEX, Macoto Yamanouchi.