Composta em sua maioria por empresários japoneses do setor de autopeças e derivados interessados em conhecer um pouco melhor o nosso Estado, a comitiva de 25 pessoas foi recebida em nossa sede para a realização de um almoço de confraternização e network que contou ainda com a presença de 28 convidados da câmara, totalizando 53 pessoas.
Entre os convidados, estiveram presentes o diretor de produtos, serviços e comércio exterior da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR), Rui Lemes, a coordenadora do Centro de Negócios Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Janet Pacheco, o assessor na área de investimentos estrangeiros e fomento do Governo do Estado do Paraná, Jorge Guerra, o conselheiro de comércio exterior da Associação Comercial do Paraná (ACP/PR), Paulo Garcia, o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Paraná (Sincopeças/PR), Mauro Hagi, além de empresários do setor e diretores da câmara.
Destaque também para a presença do cônsul interino do Japão no Paraná, Motohiro Hoshino, do presidente da Jetro São Paulo, Yoshihiro Sawada, do vice-presidente da Jetro Tóquio (matriz), Takezo Yanagida, e representantes de empresas japonesas instaladas em nosso Estado como Denso, Furukawa, Kurashiki, Harima, Sysmex, Yazaki, Fujimura e Toshiba.
Para o presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, o Paraná figura, juntamente com São Paulo, Bahia e Amazonas, entre os principais Estados do Brasil para se investir e realizar futuros negócios. “Sabemos das dificuldades na qual a economia japonesa vem passando, sendo essencial e de extrema importância para sua recuperação, sua expansão além mar. Neste sentido, ressalto a importância do Paraná no processo, possuindo hoje 14 empresas japonesas instaladas e em operação, gerando milhares de empregos, além de inúmeras oportunidades de negócios. Nossa incomparável infraestrutura e excelente localização (entre os principais portos do país) apenas reforçam o nosso potencial já referenciado em receber investimentos estrangeiros. Estou convicto de que o Paraná, em alguns anos, poderá se transformar no maior celeiro de indústrias japonesas do Brasil”.
Além do almoço, a comitiva japonesa participou ainda de visitações as fábricas da Denso (CIC) e Jtekt (São José dos Pinhais), retornando a São Paulo no mesmo dia.
Agradecemos a todos os envolvidos neste processo. Para nós da câmara, foi um privilégio receber e apoiar a missão da Jetro. Esperamos que em breve, novas comitivas do Japão aportem em nosso Estado, para que possamos continuar “provocando” novos negócios e oportunidades para o Paraná!
Lista das empresas japonesas que compuseram a missão:
Daisen, Moresco, Fujita, Mitsubishi, Gifu, Nicca, Yamakin, JSR Trading, Okamotokoki, Shinsho American, Pacific, Tanaka Seimitsu Kogyo, Thompson & Knight, Tyk Corp e Yamasaki.
Fotos: Claret Rezende.