Translation Support

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Câmara no II Encontro das Câmaras de Comércio Exterior do Paraná

活動内容 
参加/
協力協定

詳細/議題
パラナ商業連盟提案による第2回各国商工会議所ミーティング

参加者
パラナ商業連盟理事、各国商工会議所(日本、米国、ドイツ、ポルトガル、イタリア、インド、中国他)

開催市
クリチバ

開催州/国
パラナ

Cônsules e representantes de 15 Câmaras de Comércio Exterior do Paraná estiveram reunidos, na última sexta-feira (10) no Restaurante-escola do Senac, em Curitiba, para tratarem de assuntos comuns a todas as câmaras.

Para falar sobre o comércio internacional, Alexandro Ferreira, representante da Ásia Shipping, uma operadora logística, salientou que o país já conta com mais de 40 mil importadores e que nos próximos 30 anos deve atingir o maior marco de importações da história e já supera a China no ritmo das compras externas. “Somente em 2010, de janeiro a julho, foram mais de quatro mil habilitações de novos importadores no país. São quase 500 novas empresas por mês”, destacou Ferreira. Para justificar a crescente onda de importações, Ferreira aponta alguns itens, como a taxa de crescimento prevista para este ano, em 7%; o fator Risco-Brasil que está com baixos indicadores; aumento da oferta de emprego; diversificação e ampliação da base consumidora; moeda forte e oferta de crédito.

Paulo Nóbrega, gerente regional de Apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil, salientou que a exportação brasileira é baseada principalmente em produtos primários e que para importar, é preciso que o empreendedor realize planejamento prévio e esteja atento às barreiras tarifárias e não tarifárias, como proibições, depósito compulsório, controles de preços e cambiais e embalagens.

O crescimento econômico e as inovações tecnológicas demandam por profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Pensando nisso, o Senac Paraná oferta cursos que procuram atender a necessidade dos associados das Câmaras de Comércio Exterior. O diretor de Educação Profissional e Tecnológica, Ito Vieira apresentou o programa educacional da instituição e enfatizou que para suprir as carências por qualificação de cada região do Paraná, o Senac realiza pesquisas e está embasado em dados para a oferta de cursos.

A colaboradora da Federação do Comércio do Paraná, Flávia Bora apresentou os serviços de certificação digital ofertados pela instituição e Rui Lemes, Diretor de Produtos e serviços e da Câmara de Comércio Exterior, destacou a parceria CNC Equifax, em que são oferecidos ao empresariado um conjunto de produtos para análise e informação de crédito, desenvolvido para atender a empresas de todos os portes e a um custo acessível.

O vice-presidente da Fecomércio Rio Grande do Sul e presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, Arno Gleisner, presente no encontro, elogiou o trabalho desenvolvido pela Câmara de Comércio Exterior do Paraná e salientou que é modelo a ser copiado pelas demais, em todo o Brasil. Presente também no evento, e representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, esteve o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Borges da Silva.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná esteve representada no encontro pelo seu presidente, Yoshiaki Oshiro, pelo diretor, Fujio Takamura e pelo gerente Heberthy Daijó.

Fonte: Fecomercio PR