Translation Support

domingo, 13 de junho de 2010

Presidência da câmara reúne-se com Kenji Tanaka, um dos idealizadores do sistema "5s"

活動内容 
会議

詳細/議題
カイゼン・アンド・コンサルティング社への当会議所の業務説明

参加者
ヨシアキ・オオシロ(当会議所会頭)、アントニオ・ウエノ当会議所名誉理事、ケンジ・タナカ(カイゼン社CEO)

開催市
サンパウロ

開催州/国
サンパウロ

Encontraram-se neste final de semana no Nikkey Palace Hotel em São Paulo, o presidente de honra da câmara, Antônio Ueno, o atual presidente, Yoshiaki Oshiro, e o engenheiro japonês Kenji Tanaka, um dos idealizadores do renomado sistema 5S (metodologia organizacional de trabalho criada no Japão).

De passagem pelo Brasil, Tanaka recebeu de Oshiro um release institucional sobre os trabalhos desenvolvidos pela Câmara, além de propor uma parceria envolvendo o seu escritório brasileiro de consultoria, o Nakata – Kaizen & Consulting S/C Ltda, e a câmara, com o intuito de trazer para o nosso porfólio de serviços, alguns dos realizados pela equipe de Nakata no país.

Ouvindo atentamente, o veterano engenheiro elogiou a iniciativa e salientou que a parceria tem tudo para sair do papel no ano que vem, pois ao que tudo indica, ele passaria um semestre completo de 2011 no Brasil, facilitando o processo.

Conheça o 5s

Composta por cinco princípios ou sensos, cujas palavras transliteradas para o nosso idioma iniciam-se com a letra "S", o sistema 5S implica na melhora da eficiência através da destinação adequada de materiais, especialmente os desnecessários, na optimização da organização, limpeza e manutenção do próprio espaço ocupado.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:
  • 1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
  • 2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. O acúmulo excessivo de materiais tende à degeneração.
  • 3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços
  • 4. Menos acidentes do trabalho.
  • 5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho.

Os 5 Ss são:

  • Seiri (整理): Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
  • Seiton (整頓): Senso de ordenação. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.
  • Seisō (清掃): Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.
  • Seiketsu (清潔): Senso de Normalização. Criar normas e sistemáticas em que todos devem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. A gestão visual é fundamental para fácil entendimento de cada norma.
  • Shitsuke(躾): Senso de autodisciplina. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.