Translation Support

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bolsas asiáticas fecham em queda após renúncia do premiê japonês

A renúncia do primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, reforçou os argumentos para mais um dia de queda nas bolsas asiáticas. O índice Nikkei, de Tóquio, teve a queda mais acentuada dessa sessão, fechando com desvalorização de 1,12%, aos 9.603,24 pontos.

Em Hong Kong, o Hang Seng recuou 0,13%, para 19.471,80 pontos. A exceção ficou com a China, já que o Shanghai Composite apresentou alta de 0,82%, avançando para os 2.571,42 pontos.

Em Seul, os mercados financeiros não operaram por causa de eleições para governadores, prefeitos e outros representantes.

Em um breve anúncio transmitido pelo canal de TV estatal, o primeiro-ministro do Japão comunicou sua renúncia ao cargo antes de completar um ano no comando do país. A saída de Hatoyama acontece após uma queda drástica em sua popularidade, abalada por escândalos políticos e pela polêmica sobre o futuro de uma base militar dos Estados Unidos na ilha de Okinawa.

O fato trouxe ainda mais instabilidade aos mercados, se somando às preocupações com a crise na Europa e às dúvidas quanto à recuperação da economia mundial.

(Francine De Lorenzo | Valor, com agências internacionais)