
Desta série de contatos preliminares, no dia 5 de maio de 1970, estabeleceu-se então o tratado diplomático de co-irmandade entre o Paraná e a província de Hyogo, uma das mais prósperas do Japão.
Os primeiros

Esta necessidade de um maior estreitamento entre ambos os Estados acabou gerando em 1978, a fundação da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, tendo o então deputado federal Antonio Ueno como presidente. Desta forma, conciliando a diplomacia aos interesses comerciais e industriais do nosso Estado, a câmara passou a organizar missões econômicas anuais ao Japão, integrando os interesses econômicos daqui com Hyogo e vice-versa, trazendo novas oportunidades de negócios para os paranaenses.
Para o vice-presidente da câmara, Nilson Nishimura, as missões sempre foram um grande desafio, onde o objetivo, num primeiro momento, era gerar o mesmo volume de negócios que em São Paulo e

Possuindo uma boa malha viária, proximidade com os mercados consumidores e um número expressivo de descendentes, aos poucos, o Paraná passou a receber investimentos diretos de Hyogo, sobretudo no setor de ciência e tecnologia. Através do governo de Hyogo, em parceria da Jica, câmara e Governo do Estado do Paraná, que se viabilizou a construção do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), num total de U$7 milhões em investimentos. O governo de Hyogo também auxiliou, juntamente com a câmara, Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de Himeji e Governo do Estado, na construção do "Palácio Hyogo", prédio que abriga diversas instituições destinadas ao intercâmbio econômico e cultural com o Japão.
No setor privado, três grandes grupos que possuem sede em Hyogo escolheram o Paraná para a instalação de suas bases no Brasil: Harima (uma das maiores fabricantes de produtos químicos do Japão), Sysmex (líder mundial na fabricação de produtos de hematologia, uroanálise e coagulação para laboratórios) e Kawasaki (esta última hoje instalada em Manaus).
Certamente é impossível enumerar somente em um post todas as ações e benefícios que esta relação de amizade e cooperação trouxe para ambos os estados e países. Contudo, é certo afirmar que a mesma ainda irá gerar inúmeros benefícios para o Paraná, pois continuamos trabalhando incansavelmente para isso, zelando principalmente pelo desenvolvimento harmonioso do nosso Estado.