Translation Support

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Japão pede investigação de suposta espionagem dos EUA

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu nesta quarta-feira aos Estados Unidos que investiguem as alegações de espionagem de altos funcionários japoneses por parte de Washington.

Em uma conversa por telefone, Abe disse ao vice-presidente americano Joe Biden que essas supostas atividades de espionagem podem prejudicar as relações entre os dois países, de acordo com Yoshihide Suga, porta-voz governamental.

"O primeiro-ministro disse que se várias personalidades japonesas foram alvos de tais atividades, isso colocará em perigo as relações de confiança entre os dois aliados, e também pediu que o assunto seja investigado e seja dada uma explicação", afirmou Suga.

Na segunda, o Japão já havia considerado "profundamente lamentáveis" as revelações feitas na sexta-feira pelo WikiLeaks de que Washington espionou políticos e grandes empresas nipônicas.

O WikiLeaks publicou uma lista de "35 alvos secretos da NSA no Japão", incluindo membros do governo, líderes de empresas japonesas e do banco central, incluindo o governador Haruhiko Kuroda.

A acusação de que a Agência Nacional de Segurança (NSA) americana espionou um de seus aliados acontece depois de revelações similares de escutas em outros países como Alemanha e França.

O Japão é um dos sócios mais importantes de Washington na região Ásia-Pacífico e os dois países cooperam regularmente em áreas como defesa, economia e comércio.

Fonte: AFP