Translation Support

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Japão e Brasil tentam maior aproximação

A aproximação comercial e oportunidades de investimentos pautam a 18ª reunião conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, que começou nesta segunda-feira e se encerra nesta terça, na Capital. Quinto principal destino das exportações brasileiras, o país asiático também é visto como potencial fonte relevante de recursos que poderiam ser alocados em projetos de infraestrutura, energia e mineração no Brasil.

— O novo pacote de concessões lançado pelo governo brasileiro em junho é um exemplo de oportunidade na área de infraestrutura, na qual a expertise e tecnologias japonesas são referência mundial. Em mineração, o Brasil tem importantes reservas de terras raras e titânio, um atrativo para a indústria de alta tecnologia do Japão — lembrou o presidente da seção brasileira do comitê, Murilo Ferreira, também presidente da Vale.

A aproximação entre os dois países deve ganhar força ao longo deste ano. Além da vinda ao Brasil do príncipe herdeiro japonês Naruhito, a presidente Dilma Rousseff retribuirá a visita ainda em 2015, quando são comemorados os 120 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

O secretário de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, ressaltou que a retomada da economia brasileira passa pelas exportações e o Japão é um mercado prioritário.

— O comércio exterior será um dos principais, se não o principal vetor do crescimento do Brasil nos próximos anos — disse Godinho.

Os temas tratados no encontro incluem perspectivas econômicas para os dois países, recursos naturais e renováveis, cooperação empresarial, agronegócio e inovação e tecnologia. A abertura, nesta terça pela manhã, teve a presença do governador José Ivo Sartori, que ressaltou as negociações com o governo federal para ampliar concessões no Estado.

Fonte: Jornal Zero Hora de Porto Alegre