Em entrevista ao site Bloomberg, o assessor do primeiro-ministro para assuntos de economia, Etsuro Honda, disse que o Japão precisa de uma injeção monetária de até ¥3,5 trilhões para evitar uma maior contração econômica nos próximos trimestres.
“As famílias estão sentindo que a renda diminuiu”, disse Honda à Bloomberg, nesta terça-feira (18). “O impacto negativo dos aumentos de impostos está diminuindo, mas os aumentos de salários foram mais baixos do que o esperado e os preços dos alimentos e de produtos de necessidades diárias estão aumentando”, completou o assessor, que é amigo de Abe há mais de 30 anos.
Dados divulgados na segunda-feira revelaram que a economia do Japão encolheu 1,6% (anualizado) no segundos trimestre de 2015, com a queda das exportações para a China e do consumo das famílias.
Honda disse que o pacote trilionário seria usado para ajudar famílias de baixa renda e aposentados. Ele sugeriu que o dinheiro deveria ser entregue em forma de subsídios para famílias com crianças, idosos, ou através cupons de descontos para compra de produtos de necessidades diárias.
Fonte: IPC Digital