Nesta quarta-feira, 27, o presidente da câmara japonesa de comércio do Paraná, Yoshiaki Oshiro, recebeu a visita da representante do Ministério das Relações Exteriores do governo japonês (MOFA), Tomomi Mizuno.
Acompanhada pela Vice-consulesa Geral do Japão em Curitiba, Nana Kawamoto, Mizuno está realizando uma pesquisa a respeito do desenvolvimento da colônia nipo-brasileira no Paraná.
Pela primeira vez em Curitiba, Mizuno vem coletando uma série de informações que auxiliem o governo japonês a ter uma melhor compreensão sobre a realidade dos mais de 100 mil descendentes que residem em nosso estado.
De acordo com o presidente Oshiro, o franco diálogo proporcionou a entidade levantar alguns importantes tópicos que estão intimamente ligados a manutenção dos costumes e tradições , como a formação de novas lideranças. “Um dos pontos abordados foi o factual e preocupante hiato de lideranças entre os membros da colônia em nosso estado. A terceira geração tem se afastado gradativamente das ações ligadas ao terceiro setor, colocando em risco a manutenção e as conquistas das associações nipo-brasileiras em vigência na região. Esta renovação é algo que precisa ser planejada com cautela e atenção” colocou Oshiro.
Além da Câmara, Mizuno também participou de reuniões em demais entidades e lideranças, como o deputado federal Luis Nishimori e o ex-vereador Jorge Yamawaki.