Na tarde de quarta-feira (20), foi a vez do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, visitar o prefeito, acompanhado do gerente de novos projetos da Hitachi no Brasil, Emil Kosuke Seko, e representantes da comunidade nipo-brasileira em Londrina. Também organizado pelo vereador Roberto Kanashiro, o encontro serviu para reforçar os laços entre a entidade e o município.
Oshiro é um entusiasta do conceito de cidades inteligentes, muito aplicado no Japão, e acredita que ele deve ser adotado no Estado. O conceito envolve integração de serviços vitais como energia, destinação do lixo e esgoto, transporte e trânsito e tem a tecnologia como base. Ele citou como exemplo Tóquio, que tem população semelhante a de São Paulo mas não enfrenta congestionamentos.
Kireeff ressaltou que o Município vai se empenhar para fortalecer o relacionamento com suas cidades irmãs, como Nishinomia, e com a comunidade nipônica. “Temos vários pontos favoráveis para esse intercâmbio”, disse. Para o prefeito, esse relacionamento deve ser baseado na cooperação.
Fonte: Prefeitura de Londrina