Entre os dias 02 e 04 de setembro, o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi, e o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, estiveram visitando uma série de municípios no interior do estado a fim de promoverem a interiorização do Consulado e da CCIBJ do Paraná na região.
O roteiro teve início em Nova Esperança, no encontro com a prefeita Marilza Benati e o ex-prefeito e vereador Claudio Benati. Na pauta a apresentação do município e os trabalhos realizados pela atual gestão.
Em seguida, a comitiva deslocou-se para Paranavaí, onde foram recebidos pelo ex-prefeito e deputado estadual, Teruo Kato, e pelo presidente da Sociedade Paranavaiense Desporto e Cultura, Massaharu Fukushima. Kato expressou preocupação com o futuro das crianças e adolescentes do estado, expondo em seguida alguns projetos voltados para este tema. Na sequencia, participaram do Festival Nipo-Brasileiro de Paranavaí, onde o cônsul Yamaguchi fora homenageado.
No sábado (03) foi a vez do prefeito de Paranacity Mario Yamamoto reunir-se com a comitiva da câmara e consulado, que em seguida visitou o ambulatório do posto de saúde David Ribeiro Netto, já contando com equipamentos doados pelo governo japonês através do consulado. Após o almoço com lideranças nikkeis locais, a comitiva visitou a usina de açúcar e álcool Santa Terezinha, uma das maiores empregadoras da região. A noite em Maringá, a comitiva participou do 22° Festival Nipo-brasileiro, uma das maiores festas da colônia japonesa do estado.
Ainda em Maringá, na manhã do domingo (04) a comitiva participou de um café da manhã com os responsáveis pela condução e execução do Parque do Japão de Maringá, incluindo representantes da prefeitura, da Oscip Parque do Japão, e da Associação Comercial de Maringá.
O tour pelo interior teve fim em Londrina, quando o empresário do ramo da construção civil, Atsushi Yoshii, recebeu a comitiva em um dos showroom's de sua empresa, a A.Yoshii Engenharia, para expor à câmara e consulado as mais recentes obras executadas pela empresa. O encontro serviu também para oficializar a sociedade entre a A.Yoshii e a entidade.