Translation Support

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Governador assina protocolo de intenções com Sumitomo Rubber

O governador Beto Richa, o executivo japonês Ippei Oda, futuro presidente da fábrica de pneus Sumitomo Rubber, e o prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco dos Santos, assinaram nesta quarta-feira (28) o protocolo oficial para instalação de uma unidade da empresa no município. A multinacional fabrica pneus das marcas Dunlop e Falken e será beneficiada pelo programa Paraná Competitivo.

A empresa vai investir R$ 500 milhões na instalação da primeira base de produção do grupo na América do Sul, que deve começar a produzir em 2013. Devem ser abertos 1.500 empregos diretos na primeira etapa, com 15 mil pneus por dia e o dobro desse volume de empregos e de pneus na segunda etapa.

Richa disse que a Sumitomo é uma das primeiras grandes empresas a acreditar no Paraná, que passa por um novo ciclo de industrialização, com uma política de incentivos atrativa e um projeto claro de desenvolvimento. “Somos parceiros da Sumitomo e estamos contentes por esta decisão acertada, que será fundamental para desenvolver Fazenda Rio Grande, oferecer empregos e renda aos moradores e trazer riqueza para o Paraná”, disse Richa.

O secretário Ricardo Barros, da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, disse que a presença da japonesa Sumitomo no Paraná é emblemática e que outras duas fabricantes de pneus, uma italiana e uma coreana, estão em conversação com o estado. “Isso mostra que o Paraná Competitivo é um sucesso e permite ao Paraná superar outros estados e países do Mercosul na disputa por novos investimentos”, afirmou. “É um grande momento para o nosso estado, de boas notícias, de alegria, de mais empregos e qualidade de vida.”

Para o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, o acordo com uma empresa de renome mundial como a Sumitomo, graças ao trabalho conjunto do governo e da prefeitura de Fazenda Rio Grande, representa mais um passo na consolidação do parque automotivo paranaense. “Produzimos carros, caminhões, ônibus, tratores, e possuímos uma rede de fornecedores de autopeças. Agora se soma a produção de um insumo básico, que é o pneu, e a todas elas se juntam os novos investimentos da agroindústria no interior do estado”, disse Hauly.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco dos Santos, disse que a chegada ao município de uma empresa do porte da Sumitomo representa a quebra de um paradigma. “Graças ao trabalho eficiente do governo estadual, estamos recebendo uma empresa de porte mundial, que trará empregos e um substancial aumento da arrecadação, permitindo implantar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população”, disse Santos.