Translation Support

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Futuro presidente da FIEP, Edson Campagnolo, recebe presidente da câmara e Cônsul-Geral do Japão em Curitiba

O recém eleito presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo, recebeu na manhã desta quinta-feira (01) na sede da entidade, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi.

O encontro teve o propósito de introduzir e apresentar ao futuro gestor executivo da FIEP as atividades realizadas pela câmara em consonância com o consulado japonês na atração de novos investimentos japoneses no estado.

O Cônsul Yamaguchi relatou a Campagnolo que após a ocorrência do terremoto e tsunami que atingiram o Japão em março deste ano, e que consequentemente ocasionaram os problemas decorrentes de vazamento na usina nuclear de Fukushima, somados ao pessimista momento em que se insere a economia mundial, refletindo inclusive na valorização do iene, são fatores que vem contribuindo para a expatriação de investimentos japoneses no mundo. Dentro deste cenário, o Brasil, sem dúvida, é um dos destinos escolhidos pelos japoneses para aplicação destes investimentos, sejam ele de caráter financeiro ou industrial.

Reforçando o que fora colocado pelo cônsul japonês, Oshiro relatou que o Paraná tem totais condições de, ao lado de São Paulo e o estado do Amazonas, atrair investimentos japoneses, e que a atual gestão do executivo estadual vem dando claros sinais de que é necessário retomar o processo de industrialização do estado, inclusive com a reedição de programas como o "Paraná Competitivo". "Inserindo-se neste novo contexto, é que surgem os trabalhos realizados pela câmara: no processo de mediação e atração das empresas japonesas ao estado" completou Oshiro.

Campagnolo ouviu atentamente e informou que a FIEP tem interesse em estreitar relações com a câmara japonesa do Paraná, e que para tanto colocará a disposição da entidade toda sua estrutura funcional no suporte e assessoria aos trabalhos realizados junto as comitivas japonesas.