Translation Support

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Japão analisa redução de 15 a 25 % nas emissões de gases poluentes no país

O governo japonês vai examinar 3 possíveis alternativas para atingir a meta de reduzir, em 25 por cento, as emissões de gases que provocam o efeito estufa até 2020 em relação aos níveis de 1990.

O ministro do Meio Ambiente do Japão, Sakihito Ozawa, apresentou a proposta nesta quarta-feira em uma reunião de ministros e vice-ministros de pastas envolvidas.

A primeira alternativa pressupõe que o governo tentaria diminuir as emissões em 15 por cento, adotando medidas para economizar energia no país. O Japão compraria créditos de emissão de outros países para cobrir os 10 por cento restantes e completar a meta de 25 por cento.

Na segunda opção, a redução nas emissões seria de 20 por cento, e a aquisição de créditos do exterior, 5 por cento. Já a terceira alternativa sugere um corte nas emissões de poluentes em 25 por cento somente por medidas internas.

As opções exigem que o setor industrial diminua suas emissões entre 17 e 24 por cento, escritórios e estabelecimentos comerciais, entre 4 e 20 por cento, e lares, entre 18 e 30 por cento. Todas as 3 opções pedem por um maior corte por parte de residências.

O Ministério do Meio Ambiente disse que vai analisar a produção de energia solar e o número de veículos de baixo impacto ambiental necessários para cada alternativa. Será examinado também os efeitos nos orçamentos domésticos e na economia como um todo. Segundo o governo japonês, será elaborado um relatório sobre a questão até março.