Translation Support

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Cônsul Toshio Ikeda recebe o título de Cidadão Honorário de Curitiba

Cônsul Geral do Japão para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é o mais novo Cidadão Honorário de Curitiba.  A entrega do título aconteceu na última quinta-feira, 17 de novembro, em sessão solene da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Ailton Araújo. O autor da proposição, Vereador Sérgio Balaguer, saudou Ikeda, destacando sua atuação e as atividades que vem desenvolvendo como represente do Japão no Estado. Também falou ex-vereador Jorge Yamawaki.

Agradecendo a homenagem, o Cônsul Toshio Ikeda lembrou que está em Curitiba desde 14 de abril de 2014, depois de ter servido também no Rio de Janeiro e em São Paulo. Fez um relato dos trabalhos realizados, destacando a visita dos Príncipes Imperiais Akishino e Kiko, por ocasião das comemorações dos 120 anos das relações diplomáticas Brasil-Japão, cem anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Paraná e 45 anos do Acordo de Amizade Paraná-Hyogo. Ikeda agradeceu a homenagem, dizendo-se honrado, e a estendeu à comunidade nipo-brasileira do Paraná, “cujo apoio – disse – foi fundamental para que pudesse desenvolver meu trabalho”.

Prestigiaram a solenidade o prefeito Gustavo Fruet, o presidente do Corpo Consular, Cônsul Thomas Augusto Amaral Neves, o Cônsul Geral Honorário das Filipinas, Kiyoshi Ishitani, o presidente do Nikkei Clube, Rui Hara, o presidente da APAEX, Rodrigo Schmidt, Sérgio Akio Kobayashi, diretor-presidente da Rádio e TV Educativa. Após a solenidade, foi servido um coquetel aos convidados, no Anexo do Palácio Rio Branco.

Cônsul Toshio Ikeda (exibindo o Diploma) com os demais componentes da Mesa. A partir da esquerda: O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, Desembargador Luis Taro Oyama, Vereador Ailton Araújo (presidente da Câmara), Vereador Sérgio Balaguer, Cônsul Ikeda, Prefeito Gustavo Fruet, Cônsul Thomas Amaral Neves, Rui Hara e Jorge Yamawaki (Fotos ACR)