Translation Support

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reunião com administrador da regional matriz expõe detalhes sobre o Parque do Centenário da Imigração

Na tarde desta quarta-feira (06), a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná recebeu a visita do administrador da Regional Matriz da Prefeitura Curitiba, e também diretor de planejamento da câmara, Luiz Hayakawa, um dos responsáveis pela execução do projeto do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, que será implantado dentro da área de Proteção Ambiental do Iguaçu, perto da divisa com São José dos Pinhais.

O parque terá uma área de 500 mil m2 e serão investidos cerca de R$ 3,6 milhões. O lago terá 250 mil m2, e o parque contará com centro de apoio, área de lazer, canchas esportivas, ciclovia e reproduções dos mapas do Brasil e do Japão.

Parte dos recursos virá de emendas federais, outra parte do município de Curitiba, além de empresas que queiram participar do projeto. "O parque estará muito bem situado, próximo ao aeroporto internacional de Curitiba. Logo, as empresas que apoiarem a iniciativa terão suas marcas expostas já na entrada da cidade. Ou seja, o mesmo ainda poderá evidenciar parcerias "público-privado", dando visibilidade aos empreendimentos comerciais e celebrando os investimentos da região". Neste sentido, a câmara poderá servir de elo de ligação da prefeitura com o capital privado japonês constituído no Paraná, conforme expôs Yoshiaki Oshiro, presidente da instituição.

Hayakawa atentou ainda para o importante papel que o parque desempenhará na urbanização da região. "A viabilização do parque traz consigo uma importância singular, pois transformará a vida das pessoas da região, sobretudo para os residentes das vilas Audi e União, com a preservação do rio Iguaçu e implementação do sistema de contenção de cheias" finalizou.

Novas reuniões acerca do tema foram agendadas. Também participaram da reunião, o vice-presidente da câmara, Gilberto Hara, e o diretor de projetos, Fujio Takamura.