O banco central do Japão decidiu nesta quinta-feira (28) manter as taxas de juros do país, que permanecem próximas a zero.
A instituição reviu a agenda para a próxima reunião, antecipando-a de 15 e 16 de novembro para os dias 4 e 5 do mesmo mês. De acordo com a autoridade monetária, a alteração foi feita para se discutir e definir os termos da compra de títulos pela instituição, com o propósito de início imediato.
Tais compras fazem parte do programa de incentivo à economia japonesa, que envolve 35 trilhões de ienes. Cerca de 5 trilhões de ienes serão utilizados na aquisição de ativos.
O banco central do Japão ainda reduziu sua expectativa de crescimento para a economia do país no ano fiscal de 2010, que se encerra em março. Nesta quinta-feira, a instituição divulgou relatório que revisa para baixo a projeção de expansão para o Produto Interno Bruto (PIB), passando de 2,6% para 2,1% neste ano.
Para o ano fiscal de 2011, a estimativa é de crescimento do PIB de 1,8% e, em 2012, de 2,1%. A autoridade monetária também informou que espera o fim da deflação em 2011. A expectativa é de que no próximo ano o país registre 0,1% de inflação e, em 2012, o indicador deve subir a 0,6%. Para este ainda, ainda é aguardada deflação de 0,4%.
Fonte: Valor Online