Translation Support

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Câmara apresenta projeto sobre sistema associativo e corporativo de gestão empresarial

活動内容 
プロジェクト

詳細/議題
同業の連合・組合管理システムに基づく「中小企業:成長と持続可能性の課題」プロジェクトの発表

参加者
ルイ・レーメス(パラナ州商業連盟理事長)、ビクトール・オガン(ブラジル・パラグアイ商工会議所会頭)、クレイトン・サコマン(ブラジル・パラグアイ商工会議所常任理事)、ヨシアキ・オオシロ(当会議所会頭)、テイシュン・ヒラマツ(当会議所常任理事)、フジオ・タカムラ(当会議所専任理事)、カルロス・アルベルト・ウラジイ及びパウロ・ロベルト・ドゥンキ(ウラジイ建設会社役員)

開催市
クリチバ

開催州/国
パラナ

Em reunião realizada nesta quarta-feira (06) na sede da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, o presidente, Yoshiaki Oshiro, apresentou o projeto “PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: O DESAFIO DO CRESCIMENTO E SUSTENTABILIDADE” baseado no sistema associativo e corporativo de gestão, desenvolvido pela câmara.

No intuito de potencializar a capacidade comercial e industrial dos micro-empresários em nosso Estado, a palestra expôs algumas das vantagens obtidas em se adotar o sistema associativo de gestão, tais como: negociação de volumes maiores de mercadorias por um preço mais competitivo; menores custos de publicidade; menores custos operacionais; melhor qualificação de funcionários; mais receita; atenuação da carga tributária, entre outros.

Contando com a presença do diretor de produtos, serviços e comércio exterior da Fecomércio/PR, Rui Lemes, do presidente e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Paraguai, Victor Hogan e Cleiton Sacoman, dos diretores da Hladii Construtora de Obras Ltda, Carlos Alberto Hladii e Paulo Roberto Dunki, e dos diretores da câmara, Fujio Takamura e Teichum Hiramatsu, a palestra durou cerca de 2 horas e também expôs as vantagens a serem obtidas na adoção de um sistema de gestão corporativista, voltado exclusivamente para as indústrias.

Para Oshiro, o projeto, ainda em estágio embrionário, deverá, num futuro próximo, contar com a adesão de outras câmaras, além de instituições de caráter representativo, como a Fecomércio/PR. "Precisamos lutar pelo fortalecimento coletivo da nossa indústria e comércio. Para tanto, é preciso que boas ideias saiam do papel e sejam discutidas amplamente, com embasamento técnico e teórico, pois só assim conseguiremos adesão plena destes setores, além de força política para encaminhar nossos anseios e projetos às autoridades de nosso Estado".

Novas reuniões e apresentações sobre o tema estão sendo agendadas. A intenção da câmara é democratizar e polarizar este conceito, compondo em conjunto um projeto sólido, que releve sobretudo, a manutenção harmoniosa dos pequenos e médios empresários no Paraná.