Uma pesquisa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão sobre a imagem do Japão no Brasil mostra que a imagem do Japão no Brasil é positiva. A pesquisa, divulgada em março pela Embaixada do Japão no Brasil mostra que pelo menos 75% dos entrevistados afirma ter simpatia pelo Japão.
A pesquisa foi pela Sensus, num universo de 600 brasileiros com mais de 16 anos, em 53 municípios de 24 estados, entre 21 e 25 de fevereiro de 2013. Esta é a 4ª pesquisa de opinião pública sobre a imagem do Japão no Brasil. A pesquisa anterior foi feita em janeiro de 2008.
Mais de 80% dos entrevistados são simpáticos ao Japão por causa do fator econômico: 56% gostam do país por ser desenvolvido e 30%, por ter produtos de qualidade. A simpatia motivada pelo conhecimento da história e cultura tradicional é citada por 29%, e contribuição para o desenvolvimento do Brasil, por 21% .
Além do interesse como parceiro da economia, a imagem do Japão como pólo científico e tecnológico também é consistente. Ciência e tecnologia são os temas que mais despertam interesse para metade da população brasileira. Outros temas são as artes marciais (33%), arquitetura e jardim japonês (32%), culinária japonesa (26%) e cultura tradicional (23%).
E a imagem dos japoneses como trabalhadores diligentes ainda é forte. De acordo com a pesquisa, 20 % acham que são dedicados e eficientes, calculistas (17%), coletivistas e fechados (16%), educados e gentis (10%), honestos (9%), confiáveis (8%) .
Podemos especular que a imagem positiva do Japão no Brasil se deve a alguns fatores. Um deles é o esforço da comunidade nipo-brasileira em reforçar essa imagem, através da realização de eventos como os matsuri. A outra vem do governo japonês, através da indústria de entretenimento: os mangás e animês não apenas criam simpatia pelo Japão entre os jovens, como também os estimulam a querer aprender mais sobre a língua e cultura nipônica.
Maiores informações sobre esta pesquisa: http://www.br.emb-japan.go.jp/bilaterais/28mar13.html